fbpx

Retrospectiva 2021: apesar das dificuldades, Rio teve motivos para celebrar

Apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, o Rio de Janeiro e os cariocas tiveram alguns motivos para celebrar em 2021. Do ponto de vista cultural, artístico e gastronômico, a cidade ganhou reforços importantes, que têm tudo para dar certo com a retomada gradual da “vida normal”. Foi um ano muito difícil: pessoas queridas se foram, o distanciamento social deixou todos mais tristes, a sobrevivência ficou complicada para trabalhadores de diversas áreas, muitos estabelecimentos fecharam as portas… Mas é preciso manter a esperança e valorizar as coisas boas que também aconteceram. A coluna Contexto Carioca acompanhou de perto alguns desses fatos. Vamos relembrá-los nesta retrospectiva? 😉

CARNAVAL VIRTUAL

O primeiro carnaval virtual da história mostrou a resiliência e a criatividade dos blocos de rua do Rio. Eles se organizaram e conseguiram levar para as pessoas um pouco de alegria. Foram momentos incríveis, um oásis de felicidade em meio a tanta frustração. O bloco Céu na Terra, por exemplo, conseguiu verbas por meio da Lei Aldir Blanc – um marco importante para a cultura – e fez uma live super animada. Blocos como Amigos da Onça e Cordão do Boitatá, por sua vez, participaram do carnaval virtual promovido pelo Teatro Riachuelo, que teve uma atitude louvável ao conceder seu palco para as apresentações. Já o tradicional Cordão do Bola Preta, da madrinha Leandra Leal, recorreu à ajuda do público para financiar sua live no Teatro Rival.

ABERTURA DO BIOPARQUE

Após mais de 2 anos em obras, o antigo zoológico do Rio reabriu as portas em março, repaginado e com nome de BioParque. Trata-se de um reforço de peso para os equipamentos culturais da cidade, com atrações para todas as idades – principalmente para os pequenos! A estrutura é muito bacana e os animais já não ficam mais atrás das grades: elas foram substituídas por vidros que permitem uma visão melhor dos bichos, reduzindo também a sensação de aprisionamento. Os ingressos poderiam ser mais baratos para permitir acesso a um público mais amplo. Ainda assim, a abertura do BioParque é motivo de celebração!

SAÚDE ELEITA UM DOS BAIRROS MAIS BACANAS DO MUNDO

Em outubro, a revista inglesa TimeOut incluiu a Saúde, na Zona Portuária do Rio, entre os bairros mais descolados do mundo! Atrações como Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Cais do Valongo, Largo de São Francisco da Prainha (foto), Morro da Conceição, Pedra do Sal e o restaurante Casa Omolukum. A menção da revista coroou um movimento que vinha se estruturando, inicialmente, a partir de investimentos públicos na região – com a demolição do viaduto da perimetral, a revitalização da Praça Mauá e a inauguração do Boulevard Olímpico – e, posteriormente, por meio do empreendedorismo de empresários locais. A Saúde se consolidou como um novo point para cariocas e turistas, uma conquista digna de brinde: “saúde”!

REABERTURA DO MUSEU DO PONTAL

Após 10 anos fechado, por conta de alagamentos e questões judiciais, o Museu do Pontal finalmente reabriu as portas, em novo local e em grande estilo. O museu abriga a maior coleção de arte popular do Brasil, e agora sua sede fica em um amplo terreno na Barra da Tijuca, com direito a café, lojinha e jardins projetados pelo escritório Burle Marx. Além da beleza das obras expostas, o publico pode contar ainda com diversas atividades – como sessões de brincadeiras para a criançada, palestras e oficinas. O espaço é muito bonito, moderno e merece uma visita. Sua reabertura foi um reforço de peso para o circuito cultural carioca em 2021.

NOVOS RESTAURANTES

A coluna Contexto Carioca me proporcionou várias descobertas gastronômicas ao longo do ano. Esta é uma área de particular interesse para mim, o que explica a grande quantidade de pautas voltadas para o tema. Algumas inaugurações valeram destaque especial: Arataca (Jardim Botânico), UM Gastronomia (Barra), Páreo (Jockey Club), Babbo Osteria (do chef Elia Shcramm, em Ipanema). Outro lançamento marcante foi do Almma Restaurante, primeiro flexitariano do Rio, também em Ipanema. Foi o marco de uma nova era na gastronomia carioca, focada em uma alimentação mais saudável e sustentável – e que tem tudo para “fazer escola”. O sucesso foi rápido: com pouco mais de 6 meses de funcionamento, o Allma conquistou o prêmio Rio Gastronomia de melhor restaurante com opções veganas.

LANÇAMENTOS MUSICAIS

O setor cultural foi um dos mais castigados pela pandemia, com paralisação total das atividades presenciais, fechamento de casas de show e uma situação de penúria para centenas de profissionais. Ainda assim, os músicos cariocas não pararam de criar e, mesmo neste cenário catastrófico, alguns trabalhos de destaque foram lançados durante o ano. Aqui na seção Dica Carioca registrei alguns deles, tais como: os primeiros singles autorais do multi-instrumentista, cantor e compositor Gabriel Gabriel, com direito a ótimos videoclipes (foto); o disco de estreia da cantora e compositora potiguar radicada no Rio, Juliana Linhares (“Nordeste Ficção”); o segundo disco do grupo Sexteto Sucupira (“Paisagens Latinas”); o CD “Quase 50”, trabalho que uniu duas gerações de cantores da MPB com Áurea Martins e João Senise.

O ano também foi marcado por perdas irreparáveis como Monarco, Nelson Sargento, Raul de Souza e Dominguinhos do Estácio, entre outros que deixaram o Rio de Janeiro em luto. Por outro lado, algumas efemérides foram dignas de celebração, como os 90 anos do Cristo Redentor, os 50 anos da Cobal do Humaitá e os 25 anos da Feira do Lavradio – que também se tornou patrimônio imaterial do Estado.

Em 2022, teremos com certeza um ano muito melhor, e a coluna Contexto Carioca continuará trazendo muitas novidades da Cidade Maravilhosa! Feliz Natal, um próspero ano novo e até breve!! 🙂

CLIQUE AQUI E OUÇA A PLAYLIST DA COLUNA DESTA SEMANA!

Conheça outras descobertas de Gabriel Versiani pelo Rio de Janeiro em outras edições da coluna Contexto Carioca aqui!

Acompanhe o colunista @gabrielversiani.rj também no Instagram! 

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?