fbpx

Empatados, Verstappen e Hamilton decidem título neste domingo (12) 

título
Verstappen ou Hamilton. Quem leva o título no domingo?
  • A última corrida da temporada 2021 da Fórmula será neste domingo (12)

  • Max Verstappen e Lewis Hamilton estão empatados na briga pelo título, mas o holândes tem a vantagem pelo número de vitórias

  • O Grande Prêmio de Abu Dhabi também será de despedidas. Kimi Raikkonen deixa a categoria e Valtteri Bottas mudará de time para 2022

  • Pela quarta vez na história da Fórmula 1, a briga pelo título acontece na última etapa e com pilotos empatados ou com diferença mínima de pontos

Uma das temporadas da Fórmula 1 mais emocionantes dos últimos dez anos vai chegando ao fim. Max Verstappen, da Red Bull, e Lewis Hamilton, da Mercedes, foram os grandes protagonistas do ano e a emoção promete falar mais alto no domingo no Grande Prêmio de Abu Dhabi. Os dois rivais desembarcaram com o mesmo número de pontos para a última etapa.

Pela segunda vez na história da categoria, dois pilotos vão para última etapa empatados, a primeir avez que isso aconteceu foi em 1974, quem brigava pelo título era Emerson Fittipaldi e Clay Regazzoni e o vencedor daquele ano foi o brasileiro. Já nos anos 1990, na temporada 1994, Schumacher liderava com apenas 1 ponto de diferença para Damon Hill e três anos mais tarde, em 1997, a diferença do alemão era também de 1 ponto para Villeneuve.

“Tudo o que for preciso”

verstappen
Shaquille O’Neill entregou o troféu para Max Verstappen na vitória nos Estados Unidos . Foto: Reprodução/Twitter

Nesta sexta-feira acontecem os treinos livres, no primeiro, Max Verstappen foi o mais rápido e o holandês já disse que fará “tudo o que for preciso” para ser campeão no domingo. 

“Sabe, nós dois estamos aqui para vencer e faremos de tudo para vencer e, no final das contas, vencer o campeonato – o que for necessário em termos de pontos. Acho que corremos muito bem juntos o ano todo, acho que fizemos um grande show para todos no final do dia, então espero que possamos fazer o mesmo aqui. ”

Após as polêmicas durante o ano, o piloto foi perguntado se ele acredita na possibilidade de uma colisão no domingo. Nos anos 1990, três títulos foram decididos assim, dois envolvendo Ayrton Senna e Alain Proust e em 1997, quando Michael Schumacher bateu em Jacques Villeneuve e acabou levando a pior e o título ficou com o canadense.

Sobre a pergunta, Verstappen respondeu diretamente, ele disse que sabe o que há no código esportivo e “ naturalmente, a mídia começa a dizer essas coisas, então não tenho muito mais o que comentar sobre isso. Acho que chego aqui apenas tentando dar o melhor que posso, tentando estar da melhor forma possível e é claro tentando vencer neste final de semana”

Na penúltima corrida da temporada, o piloto da Red Bull foi penalizado por frear na frente de Lewis Hamilton, que acabou com a asa dianteira danificada, mas foi o vencedor da prova, o que colocou os dois com o mesmo número de de pontos.

Defendendo o título

Um dos momentos mais emocionantes da temporada. Hamilton venceu no Brasil e repetiu o gesto do ídolo dele e de tantos brasileiros. Foto: LAT Images for Mercedes-Benz Grand Prix Ltd

Sete vezes campeão da Fórmula 1, recordista de poles e de vitórias, Lewis Hamilton fez uma grande temporada e duas etapas em especial mostraram a força do sir. 

E duas corridas que podemos dizer que foram em casa, certo? Em Silverstone, mesmo penalizado por um toque em Verstappen, ele venceu. No Brasil, com a torcida com ele, foram três penalizações e Hamilton deu um show de pilotagem e venceu no domingo. Para quem não lembra, o inglês ainda repetiu o gesto de Ayrton Senna e carregou a bandeira brasileira pela pista e no pódio. 

Agora em Abu Dhabi o piloto disse que “se sente bem” e foi o mais rápido no segundo treino livre. “ “Mas sim, agora só temos que trabalhar com os dados e tentar descobrir como podemos melhorar, onde podemos chegar. O alvo está sempre em movimento”.

O piloto ainda completou dizendo que a equipe vai seguir trabalhando na configuração para aperfeiçoar o carro para o classificatório de amanhã. 

Rivais lado a lado

título
Wolff e Horner lado a lado antes da grande decisão. Foto: Reprodução/Formula1.com

Existe outro título em disputa, o campeonato de equipes, ou melhor, de construtores. De um lado, a Mercedes de Toto Wolff e de outro, a Red Bull de Christian Horner.

Os dois deram um aperto de mão durante a coletiva em Abu Dhabi. O alemão da Mercedes disse “Boa sorte. Que vença o melhor homem e a melhor equipe ”.

“E depois do Brasil, a facilidade que redescobrimos na equipe e todos concordaram que é por isso que estamos aqui: competição acirrada, luta feroz pelos dois campeonatos, e Lewis é um dos protagonistas da equipe a instalar e incutir esse tipo de mentalidade ”, revelou Wolff.

Horner espera que Max Verstappen possa pilotar como fez durante todo o ano e “A única chance que temos de ganhar este campeonato é vencer o Lewis, e queremos isso na pista. Queremos fazer isso como fizemos em pelo menos nove ocasiões anteriores com Max até agora neste ano ”, disse.

Sobre o título de construtores, Christian Horner diz que é um “tiro no escuro”, a diferença entre as duas equipes é de 28 pontos, com a Mercedes na frente, e Toto Wolff admitiu estar em vantagem, mas que oscilações podem acontecer no domingo. 

Despedidas 

título
Bottas com o capacete da despedida da Mercedes. Foto:

O Grande Prêmio de Abu Dhabi marca a despedida de Vallteri Bottas da Mercedes, após cinco anos na equipe, o finlandês está de malas prontas e em 2022 irá para a Alfa Romeo. Como forma de agradecimento, o piloto vai correr com uma pintura especial no capacete.

Kimi Raikkonen, o iceman, fará a última corrida na Fórmula 1, campeão com a Ferrari, o também finlandês marcou época e a equipe resolveu prestar uma homenagem com um adesivo no carro: “querido kimi, nós deixaramos você ‘sozinho’ agora”, a mensagem é uma brincadeira da Alfa Romeo após em um dos rádios, o piloto pedir para que o engenheiro parasse de falar e deixasse ele guiar e soltou um: “leave me alone”, em inglês. 

Horários e Transmissão

A TV Bandeirantes é a emissora oficial da Fórmula 1 no Brasil e amanhã, o treino classificatório será exibido a partir das 9h30 e a corrida tem largada prevista também para as 9h30, horário de Brasília.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: