É hora de repensar o aprendizado!

aluno
Thiago T. Tamer. Foto: divulgação

Com o acelerado e dinâmico desenvolvimento da nossa sociedade, a necessidade de conhecimentos duradouros se tornou ainda mais evidente. Enquanto os conhecimentos fundamentais (aqueles exigidos, por exemplo, pelo MEC) continuam obrigatórios e essenciais, é cada vez mais importante focarmos no aluno em sua integralidade, observando seu desempenho e mediando ativamente para ajudá-lo a conquistar proficiência em habilidades como comunicação, colaboração, solução de problemas e criatividade.

Em um continuum que integra soluções maker e robótica para uma aplicação mais robusta e completa das metodologias STEAM, professor e aluno participam de um ambiente confortável para praticar atividades correlacionadas com o ano da turma. A evolução crescente dos contextos e experimentos leva a criança a se aprofundar cada vez mais nos estudos sem perder a essência do brincar com propósito.
Essas habilidades, de acordo com o relatório O Futuro do Emprego do Fórum Econômico Mundial de 2020 [1], estão em grande tendência de crescimento nas buscas por novos profissionais no mercado de trabalho de todo o mundo, mas também contribuem diretamente para o sucesso na vida pessoal [2]. O Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação está alinhado com a proposta da LEGO® Education para os desafios da educação diante dos efeitos pós- pandemia, com a entrega de um sistema sequencial e escalonável de ensino, o LEGO Learning System, ou Sistema de Aprendizagem LEGO em português.

Estamos realmente praticando aulas divertidas e com propósito?

Enfrentamos tempos muito difíceis na educação durante as restrições e os cuidados com a pandemia da covid-19. As crianças e os adolescentes precisaram adaptar-se a um modelo de aula remota que antes era exclusivo aos adultos mais disciplinados. Professores de todo o mundo provaram que é possível transformar, reinventar e adaptar. Mesmo que em muitas situações não tenham entregado tudo o que gostariam, fizeram seu melhor.

O brincar aplicado com propósito está fortemente enraizado em abordagens pedagógicas, como a aprendizagem baseada em projetos, que são conhecidas e aplicadas pela maioria dos profissionais da educação que pretendem aumentar o engajamento e o resultado dos estudantes. O brincar promove ainda o amor pela sala de aula, incentivando a criança a explorar, experimentar e ser protagonista da busca por conhecimento, interagindo com seus colegas.

Portanto, neste momento de retomada das atividades educacionais presenciais, devemos novamente repensar e nos preparar para receber os estudantes, verificando quão consistente está a promoção do engajamento e de atividades divertidas em sala de aula, colocando em foco o sucesso da formação integral do estudante.

Tendo esses propósitos em mentes, o LEGO Learning System que compõe a solução GOMAKER do Educacional – Ecossitema de Tecnologia e Inovação foi segmentado em uma linha evolutiva (de acordo com a faixa etária e a complexidade) e é composta de:

Planos de aula;

Peças de construção;

Ambiente de progrmação;

Componentes eletrônicos;

Plataforma de apoio ao professor;

A aplicação deste formato é modulável, escalável e descomplicada. A equipe de implantação do Educacional pensou em todos os pontos necessários para apoiar as escolas neste momento e promove formação continuada, treinamentos e materiais de apoio planejados com o mesmo carinho que os professores e coordenadores têm com o retorno de seus alunos.

Thiago T. Tamer é LEGO® Education Academy Certified Teacher Trainer no Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação.

Contexto Livre é uma coluna rotativa, de assuntos diversos escrita por pessoas bacanas que tenham algo legal e inspirador pra compartilhar.

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