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O que é marketing de franquia

O marketing de franquia é qualquer atividade que uma franquia realiza para crescer. Essas atividades podem incluir publicidade pay-per-click, email marketing, SEO, feiras de negócios, marketing de conteúdo, comerciais e muito mais.

O marketing de franquia pode então ser dividido em duas seções:

O marketing operacional de franquia é a atividade de marketing que você, como franqueador, e seus franqueados fazem para adquirir e reter clientes.

O marketing de desenvolvimento de franquia é qualquer atividade de marketing que você, como franqueado, realiza para vender mais locais de franquia.

Agora que entendemos o que exatamente é o marketing de franquia, a próxima pergunta importante é: como exatamente você faz isso e como expandir?

Como fazer marketing de franquia

O marketing para franquias é difícil devido à concorrência cada vez maior e inovadora. O que separa uma campanha de marketing de franquia bem-sucedida de uma mal sucedida realmente se resume em entender as personas que você está almejando e usar os canais corretos para alcançá-las de maneira lucrativa.

Antes de qualquer marketing começar, sua primeira etapa deve ser desenvolver um plano de crescimento que permita que você entenda totalmente quem você está almejando, o que o destaca da concorrência e como é uma estratégia de curto e longo prazo.

Tipos de marketing de franquia para sua expansão

Abaixo estão alguns canais que você deve explorar ao criar seu plano de marketing de franquia:

Local na rede Internet

Seu site é um vendedor 24 horas por dia, 7 dias por semana, que ajuda os clientes finais e potenciais franqueados a descobrir sua franquia, aprender mais sobre o que você faz e se tornar um cliente pagante.

Quando se trata de marketing de desenvolvimento de franquia, a mudança do seu site seria de franqueados por meio do funil. Isso significa ter:

  • Conteúdo educacional sobre o que significa possuir uma de suas franquias
  • Construtores de confiança sobre por que alguém deve se tornar um franqueado
  • Vários pontos de conversão para reunir um endereço de e-mail
  • Um site bem projetado e fácil de navegar em qualquer tipo de dispositivo (desktop, tablet, celular)

Mídia social

É importante ir aonde seus clientes, ou, neste caso, franqueados, e as mídias sociais são onde muitos passam o tempo. Em 2017, o Facebook tinha mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês e, embora menor, mas ainda importante, o LinkedIn tinha 10 milhões de usuários ativos por mês. Ser ativo e interagir com seu público de forma pessoal e não focada em vendas ajudará a construir seu alcance e, por fim, seu pipeline de franqueado.

SEO

Com pouco mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, muitos confiam no Google para encontrar as respostas certas para suas perguntas. 

 

Marketing de Franquias

 

É aqui que a otimização de mecanismos de pesquisa entra em sua estratégia de marketing de desenvolvimento de franquia. Otimizar e classificar a palavra-chave correta pode ser a diferença entre um fluxo constante de leads e nenhum visitante.

Publicidade PPC

Estar na frente da pessoa certa na hora certa na frente de seus concorrentes é importante, especialmente quando as apostas são tão grandes quanto com potenciais franqueados e é exatamente isso que a publicidade PPC permite que você faça.

Usando redes de mecanismo de pesquisa como Google AdWords e Bing, você pode atingir pessoas em todas as fases de seu processo de pesquisa ao procurar uma franquia para investir. Sobreposta em uma rede de exibição como a rede de exibição do Google , que chega a 90% dos usuários da Internet, pode transformar sua campanha PPC em uma máquina de geração de leads.

Não confie apenas na rede AdWords do Google para gerar resultados, mas também invista em publicidade em mídia social. O Facebook é um exemplo perfeito de rede social que permite que você use segmentação com foco a laser para exibir seus anúncios para as pessoas certas no momento certo.

Mala direta

Sim, a mala direta ainda funciona e pode ser usada para aumentar sua franquia. Como qualquer canal de marketing, deve ser planejado meticulosamente e monitorado de perto. Isso significa que, em vez de usar uma estratégia de rezar e pulverizar de espingarda, use uma abordagem focada em laser visando potenciais franqueados que se encaixem em seus critérios e usando ferramentas como tecnologia de rastreamento de chamadas para controlar as taxas de resposta.

Feiras

Participar de feiras, sejam elas especificamente voltadas para franquias ou eventos específicos do setor, são uma ótima maneira de chegar à frente e interagir com pessoas que podem acabar sendo futuros franqueados. 

Marketing de Franquias
Foto de fauxels no Pexels

Ao participar, certifique-se de não distribuir cartões de visita e material de vendas, mas também de coletar endereços de e-mail e informações de contato. Dessa forma, você pode não apenas permitir que você continue a transformar pessoas em franqueados, mas também ajudá-lo a acompanhar a eficácia de cada feira de negócios que você participar.

Associações

A parceria com associações como a International Franchise Association e a Canadian Franchise Association ajuda você em várias frentes. 

Ele permite que você ganhe credibilidade quando comparado a outras franquias que não fazem parte dela e fornece a você recursos úteis de desenvolvimento educacional e profissional, como webinars, seminários e conferências.

Patrocínios

Dependendo da oportunidade, o patrocínio pode ajudar tanto no marketing operacional quanto no marketing de desenvolvimento de franquia. No lado do marketing de desenvolvimento de franquia, pense em direcionar oportunidades de patrocínio com foco em negócios e empreendedorismo em áreas locais para as quais você deseja expandir.

O que é ótimo sobre patrocínios é que não apenas ajuda com o marketing da franquia, mas também ajuda a construir o valor da marca junto com o SEO da sua franquia, caso o patrocínio inclua um link.

Portais de franquia

Os portais de franquia também ajudam a aumentar sua franquia, são sites que possuem um diretório de várias oportunidades de franquia com base em várias qualidades, como tamanho do investimento, localização e setor. Em troca de oportunidades de franquia, você paga uma taxa a esses portais.

 

Automação de Marketing

A automação de marketing é uma das táticas de marketing mais poderosas que você deve usar em sua estratégia de marketing de franquia. Com um planejamento cuidadoso e a execução correta, ele permite que você nutra cada franqueado em potencial, fornecendo-lhes pontos de contato oportunos e personalizados em grande escala.

Vendas diretas

Não é tão sexy quanto algo como automação de marketing ou publicidade PPC , mas dá conta do recado. As vendas diretas, seja atingindo o asfalto e fazendo ligações não solicitadas, seja estimulando ainda mais os relacionamentos pessoais em uma feira de negócios, são uma arma poderosa no arsenal de marketing de desenvolvimento de franquia.

Preparar, definir, crescer!

Quer se trate de marketing operacional ou marketing de desenvolvimento de franquia, é difícil tentar expandir sua franquia. Mas, sendo centrado no ROI e focando nos canais que geram os resultados mais lucrativos e testando e melhorando continuamente, você terá sucesso.

 

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