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Gestão de Crise no Marketing

Consultório do Marketing - Washington Coutinho

Quando se fala em gestão de crise no marketing é importante ressaltar que:

A situação atual do mercado é totalmente atípica e é natural que nos sentimos perdidos sobre o que fazer.

Portanto, de uma coisa eu tenho certeza: Nem mesmo o melhor “guru” tem total convicção de qualquer coisa nesse momento.

Comparando o impacto na economia através da bolsa de valores tivemos um grande aumento de volatilidade nos ativos, ou seja, muita gente desesperada comprando e vendendo sem saber para qual lado a economia vai ir nesse momento.

Portanto este é um momento de ter calma, testar novas estratégias para manter a receita e remodelar o seu negócio adaptando ele para as novas demandas.

Claramente é necessário ter cautela e você deve pensar na preservação do seu caixa.

No entanto caso você não execute novas ações terá uma única certeza: 

Se o seu negócio dependia de ações em ambiente físico a queda de receitas será grande e a despesa continuará.

Portanto tendo um prejuízo certo neste período.

Como começar a inovar na crise?

Primeiro é importante ressaltar que: Todas as decisões devem serem baseadas em dados e sustentadas por eles

Assim, é importante mapear o seu negócio para entender quais as ações que traziam mais resultados de vendas e como elas foram impactadas.

Após analisar esse ponto identifique qual era a jornada de compra para o seu cliente com essa ação.

Ou seja, quais as ações executadas pelo cliente desde o momento que era impactado pelo marketing até a compra (ou ao uso).

Entendendo essa jornada você poderá identificar o que era um fator decisivo para seu cliente e como mudou.

A partir desse momento você fará a mudança na jornada de compra preservando os pontos importantes que levam seu cliente a decisão final da mesma forma.

Ou seja, caso o seu atendimento pessoal seja um diferencial ele deve ter o mesmo atendimento online.

Faça videochamadas com seu cliente, grave vídeos, detalhe os benefícios do seu produto, atenda-o como se estivesse no ambiente físico.

Encante o seu cliente

Inclusive se você tinha um atendimento premium quer encantar o seu cliente, fazê-lo ter uma experiência memorável, você ainda tem essa chance.

Você pode pedir em um app de entregas para enviar um café pra casa dele como cortesia.

Pensando nisso, quanto você investiria para tornar isso possível e qual o potencial de retorno com o encantamento do cliente?

Exemplo de mudança na Jornada

Se a sua melhor ação era de indicação de um cliente que convidava outro para visitar sua loja e ganhava descontos ou benefícios por isso.

Neste momento você adaptou sua loja para o online? Possui uma forma de identificar de onde veio o seu novo cliente e possibilitar que a indicação seja recompensada igualmente?

Se sim, essa estratégia pode continuar a funcionar, basta você incentivar o seu cliente a indicar.

E mostrar que ele continua a receber os benefícios e ainda possui mais comodidade para pedir online.

Invista em marketing de conteúdo

Esse é um momento de ociosidade para boa parte das pessoas, tendo em vista que parte das atividades não foram completamente adaptadas para o contexto atual.

Portanto o consumo de conteúdo aumentou, ao entrar no instagram você verá o reflexo disso, muitas lives, stories, posts…

Com isso, uma importante ferramenta que pode te exigir no momento apenas tempo e dedicação é a produção de conteúdos.

Através dela você aproxima o seu cliente da sua marca e mantém-o fiel, ao entregar valor gratuitamente para ele.

As estratégias de Marketing de Conteúdo permitem você organicamente ter um bom alcance e atingir seus clientes.

Você pode utilizar os seguinte canal de distribuição:

  • Grupo exclusivo no whatsapp ou telegram;
  • Lista de e-mail;
  • Ligações;
  • Anúncios;
  • dentre outras meios.

É importante destacar que você não deve “fazer conteúdo por fazer”, ou seja, sem um propósito claro e preocupação com a qualidade.

Existe uma grande diferença entre conteúdo e frases motivacionais, as pessoas precisam se automotivar, mas se o seu perfil não for sobre isso elas não farão diferença.

“Quero implementar, mas não sei produzir conteúdo”

Existem duas opções:

  • Aprender a produzir conteúdos de valor;
  • Contratar alguém que saiba produzir.

Para aprender sobre produção de conteúdo você pode buscar por cursos, consultoria, mentoria de marketing de conteúdo.

Com certeza agora você tem mais tempo do que antes, essa é uma oportunidade para aprender coisas novas.

Ao contratar outra pessoa para produzir os conteúdos você poderá delegar e conseguir obter um melhor resultado caso essa pessoa tenha uma boa experiência.

Porém alguns tipos de conteúdo será importante que você apareça, ou seja, a pessoa pode produzir um script para um vídeo que você fale.

Assim como pode fazer para que você envie mensagens ou áudios para seus clientes.

No caso de ações mais direcionadas a vendas é essencial que a pessoa conheça sobre copywriting (escrita persuasiva, utiliza-se de gatilhos emocionais e técnicas de convencimento para venda).

O que é um conteúdo de qualidade?

Para produzir algo que realmente gere valor você deve ter em mente a dor da sua persona (pessoa idealizada com base em experiências e dados, para qual você direciona sua comunicação).

Logo, se você identifica um potencial problema que você pode dar dicas sobre ele e gerar valor, eis um bom conteúdo.

Conteúdo Raso x Profundo

Alguns canais não permitem aprofundar muito em um conteúdo, como por exemplo o uso de Stories/Status.

Boa parte dos usuários passam os stories quando o conteúdo é muito grande nesse meio.

Portanto uma boa opção caso queira aprofundar, faça uma chamada para ação em outro ambiente.

Assim você conseguirá identificar melhor as pessoas que tem real interesse em seu conteúdo.

No entanto, as pessoas tendem a enxergar mais valor em conteúdos profundos, assim o quanto puder entregar um conteúdo completo faça-o.

Afinal, saber sobre Gestão de Crise no Marketing poderia ter sido somente aquelas dicas que você já recebeu no whatsapp em algum grupo qualquer.

Mas cá estamos falando sobre mais coisas que você pode fazer nesse momento.

Porém nas mídias sociais provavelmente você viu um conteúdo pequeno te chamando para estar lendo aqui.

Logo, é importante distinguir os canais para aprofundar sobre determinado assunto.

Outras alternativas para gestão de crise no marketing

Caso você não queira utilizar do marketing de conteúdo em seu negócio, eis algumas outras alternativas para você fazer uma boa gestão de crise no Marketing:

  • Anúncios;
  • Comunidade;
  • Mudança no modelo de negócios;
  • Consultoria;
  • Mentoria.

Vamos explorar um pouco mais sobre cada uma das alternativas para que você possa tomar uma decisão melhor.

Anúncios

Você pode substituir o gasto com anúncios offline que você fazia por anúncios online, tendo em vista alguns fatores.

Através de ADs você terá métricas mais precisas da performance de suas campanhas, coisa que era mais difícil utilizando mídias offline.

O Google ADs é utilizado principalmente para pessoas que já estão próximas a decisão de compra em um funil.

Pelo comportamento da pessoa estar buscando sobre determinado assunto, produto ou serviço.

Enquanto Anúncios em Mídias Sociais, como o Facebook ADs (que anuncia prioritariamente através do Facebook e Instagram), as pessoas podem não estar esperando pelo anúncio.

Ou seja, se assemelha a um outdoor ou outras campanhas off, que ninguém está esperando por aquilo.

IMPORTANTE: Em alguns mercados dado a densidade da demanda atual o preço dos anúncios para determinado público pode estar com um valor superior ao comum.

Comunidade

Através de grupos no Whatsapp, Telegram, Facebook, Linkedin entre outros as marcas se aproximam de seus clientes.

O fator comunidade é muito importante em um momento caótico, as pessoas estão afastadas socialmente.

Portanto esse é um momento que acentua o valor de uma comunidade.

O importante é saber como gerir essa comunidade, para que não siga para um caminho distinto do esperado.

Por exemplo se tornar um grupo para debate de política, esse é um assunto que gera muito embate e as pessoas se esquecem da marca em si.

Mudança no modelo de negócios

Essa é uma das decisões que exigem mais cautela, pois pode afetar de forma permanente o seu negócio.

Isso não significa que o impacto seja necessariamente negativo, você pode descobrir que o seu negócio estava errado a muito tempo.

Como é o caso de empresas que atendiam essencialmente offline e tiveram que mudar para fornecer seus serviços de forma digital.

Um grande exemplo

As universidades motivadas pela gestão de crise frente às determinações dos governos estaduais e municipais implementaram aulas onlines.

Essa mudança ocorreu pela pressão externa no mercado, ou seja, se não acontecesse possivelmente muitos alunos trancariam o curso.

Ou seja, para evitar a perda de receita optaram por continuar as aulas online, em alguns casos se adaptando bem, noutros nem tanto.

Consultoria

Um consultor pode ajudar o seu negócio a ter uma visão que você por anos não conseguiu ter.

Como diz aquele famoso ditado popular: “Santo de casa não faz milagres”. Então muitas das vezes as pessoas não estão vendo saídas para seus negócios.

Com um olhar externo é possível mapear possibilidades de melhoria para seu negócio

Logo essa estratégia pode te ajudar a direcionar esforços para o melhor ponto no seu negócio.

Um profissional nessa área pode realizar uma análise do mercado atual, assim como de sua empresa, para definir um plano de ação para seu negócio.

Logo, a gestão de crise no Marketing, pode ser executada com um profissional que atua especificamente na área.

E através da experiência que ele possui, pode te ajudar a implementar as mudanças que desejar/precisar.

Caso queira conversar mais sobre isso, excepcionalmente estou realizando algumas consultorias e mentorias gratuitas para ajudar empreendedores a superarem essa crise.

Então entre em contato pelos meios informados ao final do artigo.

Mentoria

Diferente da Consultoria em que a implementação de estratégias é visando o curto/médio prazo e ações mais pontuais.

No processo de mentoria os mentores focam em coisas que podem fazer a diferença em médio/longo prazo.

Ou seja, coisas que podem impactar de forma permanente um negócio são analisadas e através da experiência do mentor são indicadas boas alternativas.

O processo pode abranger toda a empresa, não sendo restrito a uma área específica, ou ações de marketing e vendas.

Como parte das mudanças propostas pelo mentor podem ter um alto impacto no negócio é importante ponderar e decidir com calma.

Escolha sempre bons mentores para te auxiliar em sua caminhada empreendedora, pois eles farão total diferença no seu negócio.

Considerações Finais sobre Gestão de Crise em Marketing

Se você acompanhou todas essas dicas e sentiu que faltou alguma coisa para ser abordada fique a vontade para entrar em contato com o autor.

Esse artigo foi escrito para te ajudar a não se desesperar frente ao estado caótico que se encontra o mercado.

Portanto fará total diferença caso você compartilhe-o com empreendedores e empresários que estão precisando de ajuda nesse momento de crise.

Assim como foi citado durante o artigo cada estratégia deve exigir análise e ponderação, não tome decisões precipitadas para o seu negócio.

Esse é um momento de calma e atenção, no entanto também é uma oportunidade para rever coisas que podem ser melhoradas.

Gastos podem ser cortados, assim como novos podem surgir, o importante é que eles tenham uma diferença real positiva para sua empresa.

Continue a acompanhar a coluna semanalmente e hoje (25/03) excepcionalmente terá uma consultoria ao vivo com uma empreendedora transmitida no Instagram às 18 horas.

Sigam o autor: Instagram @washingtondcoutinho   e no LinkedIn @washingtoncoutinho

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