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Transformação Digital: Começo agora?

Consultório do Marketing - Washington Coutinho

Na verdade a pergunta deveria ser: “Transformação Digital: Porque não comecei antes?”

Afinal chegou a hora da Transformação Digital mostrar na prática os seus benefícios para as empresas.

Com o isolamento social se torna evidente empresas que conseguiram implementar e aquelas que ficaram desejando ter feito antes.

Conceituando para os leigos no assunto: A Transformação Digital constitui-se na adaptação dos processos nas empresas para adequação a Era digital.

Ou seja, passar a utilizar a tecnologia para obter melhores resultados dentro do negócio e facilitar a vida do usuário.

Esse processo deve abranger toda a empresa, mas normalmente acontece por etapa.

“E o que o Marketing tem a ver com isso?” aguarde que no final do artigo você entenderá.

O grande “meme” de quem trabalha na área atualmente é:

Transformação Digital impulsionada pelo Coronavírus

 

Entenda como empresas foram forçadas a Transformação Digital

 

Grande parte das empresas são resistentes a mudanças. Tem até um velho ditado popular que apoia isso: “Não se mexe em time que está ganhando”.

Assim, as empresas temem a inovação, por medo do desconhecido.

Afinal não se sabe qual vai ser o resultado com a mudança dos processos, adaptação de rotinas, etc.

No entanto devido ao Coronavírus muitas empresas tiveram que se adaptar ao tão falado: Home Office.

Inclusive temos no nosso portal um manual para trabalhar de casa com produtividade.

Assim como os benefícios de 5 aplicativos para fazer aquela reunião.

Para algumas empresas essa adaptação é mais simples. 

Mas imagine para aquela empresa em que o “computador do serviço” é ambiente obrigatório?

Imagine como está agora o departamento de TI que fala tanto em segurança dos dados por meio do ambiente controlado dentro da empresa…

Não estou falando que a segurança não é importante, mas quais as possibilidades que temos para fazer isso de casa?

Se uma empresa para completamente sua operação porque as pessoas não conseguem irem até ela, você acha que ela está certa?

Caso a empresa não for uma indústria, ou atue em algo que dependa de maquinários específicos é difícil justificar que sim.

Você deve estar se perguntando: Mas e o setor de eventos, o que vai fazer se não pode fazer eventos?

Então te pergunto: Dá para fazer um show em casa? É possível milhares de pessoas assistirem e curtirem?

Bem, o Gustavo Lima fez, bateu recorde de audiência e teve milhões de visualizações. Sem falar no impacto gerado: Tonelada de alimentos e doações arrecadados.

“Ah mas eu sou pequeno, não consigo gerar o impacto que ele gerou”

Ok e qual o seu tamanho? Qual impacto você pode gerar? O que você pode fazer?

A transformação digital chegou até mesmo a política

 

Em seus melhores sonhos você já imaginou que deputados e senadores seriam capazes de fazer sessões de suas casas?

Já imaginou que muitos faltavam sessões importantes e agora qual a desculpa que ele vai dar na hora que faltar uma votação?

Se até mesmo o sistema político começou a utilizar videoconferências para se reunirem, porque o seu negócio não vai usar?

Agora que você já está pensando: “Acho que faz sentido mesmo essa mudança pro digital”

Vamos imaginar como seria o país sendo mais digital:

O Congresso Nacional gasta: R$10,8 Bilhões por ano, quanto disso poderia ser reduzido com mais transformação digital?

Existe muito mais que pode ser economizado, mas…

Para você ter um exemplo mais claro sobre o impacto da transformação digital em um país vamos pegar um grande case.

Um exemplo de transformação digital para o mundo

 

A Estônia, considerada como o país mais digital do mundo.

Atualmente 99% das interações entre o Governo Estoniano e o cidadão é feita online.

Enfim, se você quiser saber mais sobre essa história basta dar uma pesquisada ou ver esse vídeo do Olhar Digital.

Imagine só toda a burocracia que você teria indo em agências do governo para ser atendido ser substituída por digital, o que aconteceria?

Para que você não se desespere, isso está um pouco longe ainda do Brasil, mas há um esforço sendo feito através do portal gov.br.

A iniciativa do governo federal já economizou alguns milhares de reais simplesmente transformando do analógico para o digital.

Agora que você já sabe mais sobre o tema, vamos para o “e eu com isso?”

Como aplicar a Transformação Digital na minha Empresa?

 

O processo de transformação digital não acontece se você não tiver a noção do processo analógico, ou seja, como acontece sem o digital.

Para isso você precisa mapear como você atua normalmente, para que a partir daí então possa definir como melhorar.

Essa mudança depende muito também das pessoas envolvidas, portanto elas devem estar comprometidas com a mudança.

Afinal todo processo vai depender de uma pessoa, nem que seja para automatizar ele e deixar ele rodando sem precisar mais dela.

Dependendo da área que você opte por começar a fazer a transformação exigirá novas contratações.

Assim como será necessário mapear as ferramentas que te auxiliarão durante esse processo e que serão usadas após a implementação.

Além disso, dependendo da sua área de atuação você pode implementar processos ágeis utilizando-se de técnicas como: 

  • Design Sprint;
  • Scrum;
  • Lean;
  • etc.

 

Ou seja, você precisará identificar como você pode fazer mais rápido e melhor o que você já faz.

Outro fator importante nesse processo é entender o seu “cliente digital”, ou seja, como você vai atender o seu cliente e quem será ele (pois ele pode mudar do seu negócio físico).

Exemplo

 

Se você tem uma loja de móveis e deseja fazer uma transformação digital, eis algumas opções que você pode testar:

A venda que era executada na loja física pode ser substituída por uma consultoria de decoração. 

Em que o perfil de vendedor muda para uma pessoa especialista em decoração que não só vai ajudar escolher aquele móvel mais bonito pro ambiente como de acordo com as necessidades do cliente.

Qual atendimento você prefere? 

1 – Um vendedor que pode querer te vender qualquer coisa pra bater a meta;

2 – Alguém que está preocupado com a sua sala ficar mais bonita.

No fundo, os dois possuem a mesma função, mas a forma que se apresenta faz toda a diferença.

Aquele quadro de metas ou PDV que você utilizava na loja pode dar lugar a um CRM (Software gestor de relacionamento com clientes).

E assim você teria além do controle de quem você falou os dados de como foi essa conversa e conseguir aprender com os resultados.

No Marketing aqueles folhetos com móveis que você manda entregar nas casas pode ser substituído por um anúncio em uma rede social direcionada ao público da sua região ou de muitas outras que você poderá atingir atendendo no digital.

E então você ainda acha que seu negócio não dá para ser adaptado pro digital? Entre em comigo e eu vou te ajudar com uma consultoria gratuita.

Mas para finalizar vamos a principal dor da transformação digital forçada pelo coronavírus, o Marketing.

E quais as mudanças para o Marketing?

 

Primeiramente é necessário distinguir que cada tipo de negócio tem um impacto diferente, no entanto vou dar alguns direcionamentos do que você pode fazer do offline pro online.

Se você realizava ações de marketing offline e agora pode estar perdendo dinheiro por não ter gente na rua, hora de te apresentar um universo novo.

Se você fazia panfletagem na rua, algo que tem um mesmo comportamento é o uso de Anúncios Sociais. Pois são recebidos por pessoas que não estão esperando por eles.

Portanto sem um bom direcionamento da campanha ele se torna um panfleto, ou seja, é entregue a uma pessoa que estava em um local específico.

Para replicar um pouco do offline seria como direcionar uma campanha para uma ou mais localizações geográficas.

Porém, quando você segmenta bem o seu público esse anúncio passa a ser direcionado. E assim seria como se tivesse pesquisado o seu público antes para entregar o panfleto somente para pessoas que parecem aquelas que deseja atingir.

Se você quiser segmentar ainda mais:

Pegue a lista de e-mail dos seus clientes atuais e crie campanhas personalizadas para eles ou para públicos semelhantes.

O Outdoor se assemelha a mesma ação de anúncio, porém tende a ser uma configuração voltada para otimizar a quantidade de impressões ou de pessoas alcançadas.

Assim, da mesma forma que no offline você espera um fluxo grande de pessoas vendo a sua propaganda, no online acontecerá.

E as ações que ocorriam presencialmente?

Se você fazia participação em eventos, este é o momento de descobrir quais eventos online sua empresa pode participar.

Talvez você tenha percebido o aumento no número de lives no Instagram que aconteceu com essa mudança no comportamento que o afastamento social criou. Ou até mesmo tenha assistido algum “show online” como do cantor citado anteriormente ou de muitos outros.

Então caso sua empresa produzia eventos presenciais, porque não criar agora como digital? O know-how que você possui com certeza será válido depois das devidas adaptações.

Se você fazia palestras para divulgar o produto, já experimentou gravar um vídeo?

“Ah mas eu fazia ação de ativação em que as pessoas ganhavam brindes”. E o que te impede de fazer isso online e mandar pra casa da pessoa?

Se você fazia abordagens frias ou visita aos clientes, eis uma outra opção:

Faça Social Selling (Vendas por redes sociais, em que você entra em contato com o cliente diretamente). Através de uma rede social que faça sentido.

O que você não pode é dizer que a sua ação offline não dá para ser replicada utilizando tecnologia e adaptabilidade.

Considerações Finais

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre esse artigo vai lá neste post do artigo e comente que vamos conversar.

Então te ajudarei a criar novos testes pro seu marketing não parar e ter ótimos resultados.

E caso ainda esteja desesperado sobre o que fazer talvez você não tenha lido esse artigo sobre: Gestão de Crise no Marketing.

Ou não esteja preparado para ser o primeiro lugar no Google e seja encontrado com mais facilidade por novos clientes.

 

Siga o autor no Instagram @washingtondcoutinho   e se conecte no LinkedIn @washingtoncoutinho.

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