Pazuello participa de reunião do PROSUL e elogia as ações de combate à Covid-19

participa
Ministro Eduardo Pazuello. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Com duas vacinas sendo produzidas no país, ministro acredita que em breve os imunizantes poderão ser exportados

Na manhã desta terça-feira (9), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, participou do Fórum para o Progresso e Desenvolvimento da América do Sul (PROSUL). Com a participação de oito ministros da Saúde de outros países, o encontro online foi uma oportunidade para debater as ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 e também, para que as nações reunidas pudessem dialogar sobre a vigilância epidemiológica.

Pazuello aproveitou para pontuar as ações do Brasil e valorizar a campanha de vacinação. “Já distribuímos mais de 12 milhões de doses. A vacinação começou no dia 18 de janeiro, e o Brasil já é, de acordo com a OPAS, o segundo país no continente em número de doses aplicadas da vacina”, afirmou.

Três vacinas contra a covid-19 poderão ser produzidas no Brasil, duas já são uma realidade. O Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz já receberam o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para dar continuidade a produção, no caso da Coronavac, e a Oxford/Astrazeneca/Fiocruz terá o primeiro lote produzido no país em breve.

A outra vacina que poderá ser liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária é a Sputnik V e a produção é de responsabilidade do laboratório União Química.

O ministro acredita que com a produção dos imunizantes, o Brasil será capaz de atender toda a população e ainda exportar doses para outros países.

“A produção do Brasil em escala industrial começou em janeiro, com vacinas seguras e eficazes atestadas pela nossa agência reguladora. Temos plena consciência de que o vírus não vê fronteiras. Sabemos que ninguém estará seguro até que todos estejam seguros. Podem contar com o Brasil na luta contra a Covid-19”, afirmou.

Amanhã (10), Eduardo Pazuello participa de uma sessão no Senado Federal e a presença do ministro pode definir se a Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19 será ou não instaurada pelo legislativo.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?