Em reunião com FNP, Pazuello afirma que vacinação pode começar no dia 20

Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, durante a reunião com a Frente Nacional dos Prefeitos. Foto: divulgação

Dia D e hora H foram revelados? Segundo Pazuello, a vacinação contra a covid-19 pode começar no dia 20, próxima quarta-feira, às 10h

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) esteve reunida com o General Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, para tratar sobre a vacinação contra a Covid-19. O chefe da pasta afirmou que se aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) for dada no domingo (17), 8 milhões de doses poderão ser distribuídas ainda em janeiro.

O ministro acredita que o avião da Azul, que buscará 2 milhões de doses da vacina Oxford/Astrazeneca, deverá voltar ao Brasil no fim de semana. Além das doses de origem indiana, o Instituto Butantan já dispõe de 6 milhões de imunizantes em território nacional. “Até segunda-feira essas doses estarão nos estados e partir dali farão a logística aos municípios”, disse. Conforme o ministro, a distribuição será “de forma proporcional e equitativa dentro dos grupos predeterminados” (idosos em casas de longa permanência, profissionais da saúde e indígenas aldeados com mais de 18 anos).

Assim, a campanha de vacinação deve começar com 8 milhões de doses, distribuídas por todo o país e não apenas para as capitais, como foi especulado anteriormente.

O presidente da FNP, Jonas Donizette saiu satisfeito do encontro e avaliou que a reunião foi “boa para os dois lados, os prefeitos tiveram uma segurança e o Ministro Pazuello também. Todos os prefeitos que se manifestaram (durante a reunião) falaram que estão prontos, tem seringa, tem agulha, é só chegar a vacina”.

Donizette ainda afirmou que o Ministério da Saúde fez uma compra de 30 milhões de seringas e caso algum município precise, basta requisitar ao governo federal, que deverá fazer o envio antes da próxima quarta-feira (20).

Para a decisão sobre o uso emergencial dos imunizantes, a Anvisa solicitou o envio das informações adicionais para a Fundação Oswaldo Cruz, parceira da vacina Oxford/Astrazeneca e para o Instituto Butantan.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?