fbpx

Primeiro a Poesia: concurso visa estimular compositores e cantores do DF

As 16 melhores poesias escolhidas pelo público e pelo júri serão transformadas em músicas que serão gravadas em estúdio profissional

Foto: Reprodução

Os profissionais da música foram um dos nichos mais afetados na pandemia da Covid-19. Com shows e festivais proibidos, toda a cadeia que gira em torno da música ficou bastante prejudicada financeiramente. Tanto que diversas lives de grandes artistas brasileiros tinham foco de arrecadar fundos para colaborar com quem tem como ofício a arte.  

Dentro deste contexto, a Abraço DF (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Distrito Federal) em parceria com as rádios comunitárias afiliadas, se comprometeram a promover os artistas locais num concurso popular online: o Primeiro a Poesia.

Qual é o sonho de todo compositor/cantor? Ter sua música gravada de forma profissional. Pensando nisso, o Primeiro a Poesia realizará o sonho de artistas que disputam a competição. Porém, o nome da disputa é literal. Sendo assim, já na primeira etapa todas as poesias irão a votação popular, sem melodia ou canção.

O intuito do projeto é alcançar artistas dos quatro cantos do quadradinho. A ideia é resgatar os famosos festivais que não acontecem a tempos no Distrito Federal com uma ideia diferente, com o propósito de promover e valorizar os compositores, poetas e intérpretes locais, ajudando no potencial desenvolvimento econômico de seus trabalhos.

Quem pode se inscrever? 

  • Autores, músicos, grupos e bandas do Distrito Federal. 

Como mandar o material para participar?

  • Cada candidato vai poder inscrever duas letras no formulário do concurso, seguido de um áudio recitando a poesia de cada música.
  • O concurso já está com as inscrições abertas no site, mas que se encerram no dia 28 de fevereiro. Lembre-se de consultar o regulamento do concurso.

Como funcionará a competição?

No total serão quatro autores escolhidos pela produção do projeto e quatro autores por votação online do público. As 16 melhores poesias de oito autores serão premiadas com uma gravação profissional, em uma coleção de 16 músicas inéditas. Após produzidas e gravadas, o público conhecerá as canções, que serão lançadas no site exclusivo do concurso, e em diversas plataformas disponíveis, com download gratuito, e ainda promovidas em todas as rádios comunitárias afiliadas da Abraço no DF. Vale ressaltar que a proposta é direcionada a todos os estilos da música popular brasileira.

Para os organizadores essa é uma forma de otimizar a publicação de letras e poesias engavetadas, produções acumuladas, ou até mesmo incentivar novas produções. Além disso, também é uma forma de fazer o público refletir sobre o que está ouvindo e compartilhando em suas redes, contribuindo para uma melhor qualidade da música popular brasileira e proporcionar visibilidade aos talentos que compõem a da cena local.

Acompanhe o concurso Primeiro a Poesia nas redes sociais:

Facebook: @primeiroapoesia

Instagram: @primeiroapoesia

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?