fbpx

F1: Bottas vence na Turquia e Verstappen volta a ser líder

Verstappen
Bottas vence na Turquia. Foto: F1

Max Verstappen terminou em segundo e Lewis Hamilton em quinto, assim, o holandês volta a ser o líder do campeonato 2021

Ele foi o mais rápido no classificatório para o Grande Prêmio da Turquia da temporada 2021 da Fórmula 1. Contudo, a equipe precisou fazer mudanças no carro, com isso, Lewis Hamilton largou em 11o lugar e deixou a pole para o companheiro de time, Valtteri Bottas, ao lado dele estava Max Verstappen.

Domingo de pista molhada na Turquia e com isso, não seria uma prova fácil para Lewis Hamilton, o heptacampeão teria que ter cuidado para evitar acidentes e mesmo com o melhor carro, ultrapassar naquelas condições seria um tanto complicado. E foi o que aconteceu.

Na largada, Valtteri Bottas pulou na frente e não deu chance para o holandês. Fernando Alonso, que saiu em quinto, tomou um chega para lá de Pierre Gasly na primeira curva e caiu para as últimas posições. Cauteloso, Hamilton ganhava a posição de Sebastian Vettel.

Logo depois, o inglês travou uma batalha com Tsunoda que não vendeu fácil a posição. Lá na frente seguia Bottas na liderança, Verstappen em segundo e Leclerc em terceiro. Depois do toque com Gasly, Alonso protagonizou outro toque, dessa vez, em Mick Schumacher. Os comissários acabaram punindo Gasly e Alonso com cinco segundos nos pits. 

Hamilton estava voando baixo e tentava escalar o pelotão para diminuir a diferença para Verstappen na luta pelo campeonato. O inglês superou Norris e Gasly, na sequência, era a vez de tentar passar Sergio Perez, o piloto da Red Bull. 

A disputa entre Hamilton e Perez foi um dos melhores momentos da prova, que teve muitas ultrapassagens em outras posições. O mexicano lutou mas acabou sendo ultrapassado pelo inglês. 

Naquele momento da prova, a troca de pneus não era uma certeza, e sim uma aposta. Vettel, por exemplo, escolheu errado, o alemão colocou pneus slick e começou a derrapar na pista, e precisou de uma segunda troca.

Em condições de chuva, os pilotos não são obrigados a trocar os pneus e Charles Leclerc, piloto da Ferrari, herdou a primeira posição com o pitstop de Valtteri Bottas e Max Verstappen. O monegasco até falou com a equipe que iria até o fim, faltavam ainda 15 voltas para a quadriculada. Parecia também ser a estratégia de Hamilton, que aparecia em quarto e com o resultado, ele sairia da Turquia apenas um ponto atrás de Verstappen. 

Faltava pouco para o fim da prova e a Ferrari chamou Leclerc para os boxes e logo depois, foi a vez da Mercedes, que fez a troca na volta 51/58. Hamilton não gostou nada da ideia de trocar os pneus, isto porque, mesmo não mudando o tipo de pneu, seguindo com os intermediários, a condição da pista deterioraria os pneus mais rapidamente, e foi o que aconteceu.

Hamilton voltou em quinto, ainda tentou se aproximar de Leclerc, mas não conseguiu ultrapassar e ainda correu o risco de perder a posição para Gasly, que estava logo atrás.

Fim de prova, a vitória e a volta mais rápida ficou com Valtteri Bottas. Verstappen em segundo e Perez em terceiro. O quarto foi Charles Leclerc e o quinto lugar ficou com Lewis Hamilton. O Piloto do Dia foi Carlos Sainz, a Ferrari precisou trocar o motor do espanhol, que largou em 19o e ganhou 11 posições, terminando em oitavo.

Max Verstappen volta a ser o líder com 262,5, Hamilton tem 256,5, apenas seis pontos separam os dois. Já na disputa de equipes, a Mercedes lidera com 36 pontos de vantagem. 

Agora faltam seis provas para conhecermos o grande campeão de 2021. A próxima corrida da Fórmula 1 será nos Estados Unidos entre os dias 22 e 24 de outubro.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?