Nas imagens é possível ver as ações de depredação que ocorreram no dia 8 de janeiro
Nesta terça-feira (17), a Câmara dos Deputados liberou mais imagens de segurança que mostram os atos de vandalismo ocorridos durante a manifestação do dia 8 de janeiro. A invasão ao Congresso Nacional resultou em vidros, computadores, outros equipamentos e obras de arte depredados.
As imagens mostram a movimentação externa dos manifestantes, que da Esplanada dos Ministérios foram até o prédio do Congresso Nacional, e depois o prédio do Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto.
Do lado de dentro da Câmara dos Deputados, é possível ver nas imagens o quebra-quebra e a atuação da polícia legislativa, que tentava conter o avanço dos manifestantes e precisou usar gás lacrimogêneo e spray de pimenta.
A porta da liderança do PT foi quebrada por um homem que usou um extintor de incêndio, e logo depois, a liderança foi completamente vandalizada. Outro manifestante chega a colocar fogo em uma instalação, mas os bombeiros conseguem apagar as chamas antes que fosse tarde.
Arthur Lira, presidente da Câmara, voltou a falar que todos os culpados serão responsabilizados, incluindo parlamentares que minimizarem ou negarem a gravidade dos atos de vandalismo.
“Todos, todos que tiverem responsabilidade vão responder. Inclusive parlamentares que andam difamando e mentindo com vídeos dizendo que praticamente houve inverdades nas agressões que a Câmara dos Deputados sofreu no seu prédio. Então, esses deputados serão chamados à responsabilidade, porque todos viram, as cenas são terríveis, violentas, gravíssimas”, disse Lira.
Com informações da Agência Câmara de Notícias