fbpx

Anvisa autoriza uso emergencial de vacinas contra covid-19

uso emergencial
Reunião extraordinária da Diretoria Colegiada da Anvisa. Foto: Anvisa/Divulgação

Uso emergencial da Vacina de Oxford e Coronavac está liberado pela Anvisa

Eram preciso três votos para que o uso emergencial fosse aprovado. Mas as duas vacinas, de Oxford/Astrazenca/Fiocruz e do Butantan, receberam o aval dos cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Agora a decisão depende de publicação no Diário Oficial da União e de comunicação aos laboratórios para entrar em vigor.

Butantan

A diretora Meiruze Freitas foi a primeira a ler o voto e fez ressalvas. Ela pediu para que o Instituto Butantan comunique sobre os resultados de imunogenicidade até o fim de fevereiro. De acordo com o diretor do instituto, Dimas Covas, este documento já foi providenciado e deverá ser encaminhado em breve à Anvisa.

“Guiada pela ciência e pelos dados, a equipe concluiu que os benefícios conhecidos e potenciais dessas vacinas superam seus riscos. Os servidores [da Anvisa] vêm trabalhando com dedicação integral e senso de urgência”, disse Meiruze durante a leitura do voto.

Romilton Mota foi o segundo a ler o voto e destacou que o grave cenário da pandemia da covid-19 e o indicativo de colapso na rede saúde são os pilares para a aprovação do uso emergencial das vacinas. Terceiro a votar, Alex Machado Campos acompanhou os demais diretores. Ele foi seguido pela diretora Cristiane Jourdan Gomes e pelo diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.

Fiocruz

A vacina de Oxford também recebeu o aval dos diretores da Anvisa, os técnicos da agência recomendam o monitoramento e a reavaliação periódica da vacina.

O gerente de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, apontou duas incertezas que precisarão de acompanhamento: baixo número de idosos testados e diferenças entre o banco de semente de vírus da AstraZeneca e do Instituto Serum, laboratório da Índia.

*Com informações da Agência Brasil

 

 

 

 

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?