Confira os principais eventos astronômicos de 2021

Créditos: Divulgação/Nasa

Convergência de planetas, eclipses e picos de meteoros poderão ser observados do Hemisfério Sul

Olhar para o céu e se deslumbrar com a beleza dos astros e planetas é uma atividade incrível. Para quem já teve a sorte de registrar uma estrela cadente ou um eclipse solar, sabe que a experiência é inesquecível. Depois de séculos de inovações científicas, a tecnologia e os grandes observatórios possibilitaram que cientistas de todo o mundo pudessem estabelecer o calendário dos principais acontecimentos da galáxia.

O ano de 2021 promete verdadeiros acontecimentos raros no espaço, por isso, o Portal Contexto preparou uma lista dos melhores eventos astronômicos para você acompanhar durante todo o ano.

Fevereiro

Chuva de Meteoros

Dia 8 – Ápice da Chuva de Meteoros Alfa Centaurídeas. O evento acontecerá na região “Radiante” do universo, no lado esquerdo da Cruzeiro do Sul, na constelação de Centauro. Observável desde o início da noite até o amanhecer.

Março

Equinócio

Dia 20 – Acontece o equinócio de Outono no Hemisfério Sul. A órbita do sol aparente fica visível às 06h22.

Abril

Superlua

Dia 8 – Lua chega em seu apogeu máximo de observação. O ponto de sua órbita fica mais próximo da terra, fazendo com que ela fique até 14% maior e 30% mais brilhante.

Maio

Chuva de Meteoros

Dia 8 – Pico da chuva de meteoros Eta Liríades, observável no país a partir da 00h00.

Junho

Solstício de Inverno

Dia 20 – A maior declinação do Sol em latitude acontece também no Hemisfério Sul às 00H16. Início do Inverno e dia (parte clara) mais curto do ano.

Julho

Conjunção de Planetas

Dia 13 – Vênus e Marte entram em conjunção. Evento fica visível no horizonte oeste a partir das 17h56 até por volta de 19h50.

Agosto

Sol mais aparente

Dia 2 – Saturno em oposição ao Sol. Quando o Sol se põe no horizonte oeste, o planeta Saturno acaba nascendo no lado leste. Assim, o cenário possibilita que o astro fique mais evidente, parecendo mais brilhante. Melhor data para observá-lo.

Setembro

Equinócio de Primavera

Dia 22 – Passagem marcante para os praticantes da religião celta, o Equinócio de Primavera ocorre quando o Sol cruza a linha do Equador leste. A passagem ocorre às 16h06 da tarde.

Outubro

Chuva de Meteoros

Dia 21 – Pico da Chuva de Meteoros Orionídeas, visível a partir das 23h até o amanhecer.

Novembro

Eclipse Parcial da Lua

Dia 19 – O eclipse parcial da Lua inicia sua fase penumbral às 3h02 da manhã, seguida da fase parcial às 4h18, atingindo o máximo no Paraná às 05h20, quando a Lua desaparece por total no horizonte oeste.

Dezembro

Conjunção de Planetas

Dia 9 – Lua e Júpiter convergem. A proximidade dos dois planetas fica disponível para exibição até por volta das 23h.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?