fbpx

Anvisa autoriza vacinação contra covid-19 em crianças

crianças
Foto: Paul Hennessy/SOPA Images/Sipa USA

A vacina da Pfizer poderá ser aplicada em crianças com idade entre 5 e 11 anos. A dose será menor e terá frasco na cor laranja

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina da Pfizer em crianças com idade entre 5 e 11 anos e hoje, recomendações e condições para a imunização desse grupo foram feitas pela agência.

A dose da vacina para as crianças será diferente, além da cor do frasco. A dosagem será de 0,2 ml em uma seringa de 1 ml e o intervalo entre as aplicações será de três semanas. 

A diretora da Anvisa Meiruze Sousa Freitas aconselha que pais e responsáveis estejam atentos na hora da aplicação, pois o frasco terá cor laranja, diferente do usado em adultos, que tem a cor roxa.

Assim como aconteceu com outros grupos, a vacinação em crianças seguirá os grupos de risco. 

“A vacinação das crianças nessa faixa etária deve ser iniciada após treinamento completo das equipes que de saúde que farão a aplicação, uma vez que a grande maioria dos eventos adversos pós-vacinação é decorrente da administração do produto errado a faixas etárias erradas, de doses inadequadas e da preparação errônea do produto”, disse a diretora.

A Anvisa ainda recomenda que os locais de vacinação para crianças sejam exclusivos, acolhedores e seguros, e também indica que as crianças sigam no local por pelo menos 20 minutos após a aplicação da vacinação, para que possam ser observadas. Dessa forma, o modelo drive-thru não é indicado.

O intervalo indicado para as vacinas da covid e as outras do calendário infantil é de 15 dias, e cabe aos agentes de saúde informar aos pais ou responsáveis as possíveis reações após a aplicação do imunizante, como febre, dor no braço e dor de cabeça. E claro, “Pais ou responsáveis devem procurar um médico, caso a criança apresente dores repentinas no peito, falta de ar ou palpitações após a aplicação da vacina”, afirmou a diretora.

 

*Com informações da Agência Brasil

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?