Vacina contra a gripe está disponível para toda a população

Vacina contra gripe

Apesar do fim da campanha nacional, mesmo quem não faz parte do grupo de risco pode se vacinar.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe terminou, mas as doses remanescentes estarão disponíveis para toda a população enquanto houver estoque. O Ministério da Saúde recomendou aos Estados e Municípios que estendesse a vacinação para o publico em geral. Em todo o país, mais de 18 milhões de pessoas do público-alvo ainda não se vacinaram.

No Distrito Federal mesmo aqueles que não estão nos grupos prioritários poderão ser vacinados em uma das 128 salas de vacina que funcionam nas unidades básicas de saúde (UBSs). A vacina previne contra três tipos do vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.

Embora a vacina esteja disponível para todos, é importante que as pessoas que fazem parte dos grupos de risco e ainda não receberam a dose procurem as unidades de saúde com urgência,

Ao procurar a UBS, o cidadão deve levar documento de identificação e o cartão de vacina. A enfermeira da área técnica da Saúde, Fernanda Ledes, destaca a importância de estar vacinado principalmente nesta época do ano em que há um aumento na circulação de diversos vírus respiratórios e para que não haja casos graves e hospitalizações por Influenza.

“Com a abertura gradual das atividades e a volta da circulação das pessoas, todos devem estar vacinados, não apenas para Influenza, mas para outras doenças como, por exemplo, o sarampo, que está em circulação ativa no Brasil e no Distrito Federal. Mantenha sua situação vacinal em dia, e das crianças também”, orienta.

Dados do Ministério

O Ministério da Saúde distribuiu 100% das doses da vacina para todos os estados do país, um total de 79,9 milhões de unidades. No DF, foram disponibilizadas 961.920 doses para todas as salas de vacina.

Até o último dia 30 de junho 860.197 dessas doses já haviam sido aplicadas. A Rede de Frio, que armazena as vacinas para distribuição na rede, ainda possui cerca 50.000 doses que serão distribuídas conforme a necessidade de cada unidade.

 

 

*Com informações Secretaria de Saúde do DF

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?