Idosos serão os primeiros a receber vacina contra gripe. Campanha de vacinação começa no dia 23.

Na primeira fase da campanha também serão imunizados trabalhadores de saúde, O Dia D será em 9 de maio.

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (9), mais detalhes da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, antecipada para 23 de março devido ao surgimento do novo coronavírus.

A decisão da pasta é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que dependendo da gravidade pode levar a óbito. Outra preocupação é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao coronavírus, precisem fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação do vírus, no país.

O Ministério da Saúde inverteu a ordem de público-alvo da campanha. Primeiro, serão vacinados os idosos e os trabalhadores de saúde. Anteriormente, o Ministério da Saúde havia informado que vacinaria primeiro as crianças e as gestantes, mas, segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, houve necessidade de mudança.

“Precisamos proteger os mais vulneráveis e os que estão na linha de frente no atendimento. É importante garantir que essas pessoas tenham acesso à informação para evitar filas nos postos de saúde. Nosso desafio é realizar a campanha com segurança e evitar aglomerações. O Programa Nacional de Imunizações do Brasil (PNI) está preparado”, explicou o secretário.

Na segunda fase da campanha, que começa dia 16 de abril, entram os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além da previsão de incluir já nessa fase os doentes crônicos. A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças maiores de seis meses e menores de seis anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?