fbpx

Terceira dose da vacina contra covid-19 deverá começar por idosos

terceira
Foto: Thiago Rego/Agência Brasil

Países e laboratórios já pesquisam a possibilidade de aplicar a terceira dose para enfrentar as novas variantes do vírus

As novas variantes do coronavírus motivam laboratórios e países a pesquisar sobre a possibilidade de aplicar a terceira dose de reforço. No Chile, os idosos já começaram a receber a dose adicional e no Brasil, Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, confirmou que idosos e profissionais de saúde serão os primeiros a receber a nova dose.
A informação foi dada durante entrevista à imprensa nesta quarta-feira, e o chefe da pasta reafirmou que ainda são necessários mais dados científicos para que o Ministério da Saúde possa coordenar a nova aplicação. 

“Planejamos, no momento que tivermos todos os dados científicos e tivermos o número de doses suficiente disponível, já orientar um reforço da vacinação. Isso vale para todos os imunizantes”, disse.

urante a entrevista, Queiroga voltou a falar sobre a distribuição de vacinas entre todas as unidades da Federação. O Ministério da Saúde dispõe de um levantamento que tem por base a quantidade de vacinas enviadas desde o começo da campanha para cada estado e a estimativa da população vacinável, ou seja, das pessoas acima de 18 anos. 

“O Ministério da Saúde, em momento nenhum, mudou a metodologia. A diferença é que temos que obedecer um princípio maior, que rege toda a gestão do SUS [Sistema Único de Saúde], que se chama equidade. Ela tem que ser sempre buscada e preservada. O Ministério da Saúde tem a obrigação de olhar para todos os brasileiros da mesma forma, independentemente da unidade federativa”, disse a secretária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo.

Nesta semana, a Pfizer/BioNTech solicitou às autoridades de saúde americanas para realizar a aplicação da terceira dose da vacina contra a covid-19 nos Estados Unidos.

*Com informações da Agência Brasil

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?