Adultos devem tomar dose extra da vacina contra o sarampo

Dose zero da vacina está disponível para bebês de seis a 11 meses

A Secretaria de Saúde alerta a população sobre a importância da dose extra da vacina para adultos, mesmo que já a tenha recebido durante a infância. As pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos são a prioridade da quarta fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que se iniciou em 23 de março e foi prorrogada até 31 de agosto pelo Ministério da Saúde.

O sarampo é uma doença infecciosa grave causada pelo vírus Measles morbillivirus, que está em plena circulação no Brasil, assim como a Covid-19.  A diferença é que existe uma vacina para prevenção, chamada tríplice viral, aplicada nas unidades básicas de saúde (UBSs).

“Independente de quantas doses já tenha tomado, é importante tomar outra, desde que não tenha sido nos últimos 30 dias. O objetivo é eliminar a circulação do sarampo no Brasil, que está em surto ativo e tem tido casos especialmente em pessoas entre 20 e 49 anos”, informou a enfermeira da área técnica da Secretaria de Saúde, Fernanda Ledes.

Dose zero

Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde, também, alerta a população para a vacinação vacina tríplice viral para crianças com idade entre seis a 11 meses. A intenção é intensificar a vacinação desse público-alvo, mais suscetível a casos graves e óbitos pela doença.

A “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a tríplice viral aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ª dose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses. A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente de a criança ter tomada a “dose zero” da vacina.

 

 

*Com informações da Secretaria de Saúde

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?