Último dia da Campanha de vacinação contra gripe

 

vacinação

A vacina é importante para reduzir complicações e óbitos por influenza.

Encerra hoje (30) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe em todo o Brasil. Desde o início da ação nacional, em 23 de março, mais de 58 milhões de pessoas foram vacinadas, faltando cerca de 20 milhões, do público-alvo, que ainda não receberam a dose da vacina.

No Distrito Federal, a Secretaria de Saúde já aplicou 860.197 doses da vacina que previne três tipos do vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A meta é imunizar 90% do público-alvo e a cobertura vacinal está em 93,4%. No entanto, a meta não foi atingida de forma homogênea, uma vez que alguns grupos estão com a cobertura abaixo do desejado.

“Ainda vemos que a cobertura vacinal das crianças, gestantes e puérperas (que tiveram filhos recentemente), está bem abaixo da meta de 90%. Orientamos que esses grupos busquem uma sala de vacina e receba sua dose”, recomenda a enfermeira da área Técnica da Secretaria de Saúde do DF, Fernanda Ledes.

As 128 salas de vacina que funcionam nas unidades básicas de saúde, do Distrito Federal, estão abertas diariamente e oferecem, além da imunização contra a gripe, outras vacinas que protegem contra mais de 20 doenças. Todos os grupos prioritários devem procurar as unidades preferencialmente com um documento de identificação e o cartão de vacina para que seja verificada a situação vacinal.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a COVID-19, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

Casos de Influenza no Brasil

O Ministério da Saúde informa que em 2020, até de maio, foram registrados 1.483 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), hospitalizados por influenza (gripe) em todo o país, com 205 mortes. Do total de casos que já tiveram a subtipagem identificada, 581 foram casos de influenza A (H1N1), com 78 óbitos; 64 casos e 13 óbitos por influenza A (H3N2); 361 de influenza A não subtipado, com 61 mortes; e 477 casos e 53 óbitos por influenza B.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?