Um CDO pode salvar o seu negócio [Dados Descomplicados]

CDO - Diretor de dadosPrimeiramente, você sabe o que é um CDO?

Não passa de mais uma sigla americana “complicada” que nós usamos no dia a dia para descrever um cargo. Seria o Chief Data Officer que no bom português significaria diretor de dados. Estima-se que esse título tenha começado em meados de 2012. Porém ainda não se vê um mercado tão grande para ele quanto deveria.

Ele é um profissional que deve estar extremamente alinhado com os objetivos da empresa. Baseando-se em dados, sua capacidade de analisar padrões, se antecipar e entender o mercado são só alguns dos benefícios que ele deve contemplar. Percebe a similaridade com os conceitos de inteligência de negócio aqui dentro?

O diferencial é exatamente adicionar o conhecimento tecnológico que muitas vezes os fundadores não têm para viabilizar projetos e fundamentar suas decisões baseadas em informações extraídas dos dados.

 Porque nem todas as empresas tem um CDO

O salario médio de um CDO pode variar de 20 a 40 mil reais, afinal é um profissional que não se acha de forma fácil no mercado. O investimento pode ser muito alto para o momento de crise que estamos vivendo ou para empresas que estão nos seus primeiros anos.

Em um mundo ideal com certeza o melhor é ter um profissional desse desde o início da empresa, pois quanto antes você começar a analisar e captar dados melhor. Como já dissemos nos posts anteriores: “First to know, first to act”.

Na prática, empresas terminam tomando decisões não fundamentadas ou não entendendo com profundidade seus clientes por falta das diretrizes que esse profissional daria.

Como alinhar a parte tecnológica com a realidade da empresa

Existem saídas que podem te dar um retorno tão bom quanto com CDO.  Porém com investimento bem mais adequado ao seu momento. Algumas empresas já oferecem consultoria para acompanhar projetos de tecnologia e ajudar a estrutura-los. Muitas vezes elas até fazem parte do trabalho e indicam parceiros para o resto, mas sem deixar de acompanhar e gerenciar o todo.

Nós da Modo IT começamos com esse tipo de trabalho no final de 2019 e vimos o quanto podemos beneficiar essas empresas. Pois o resultado de uma consultoria geralmente é uma proposta de arquitetura tecnológica do projeto, um estudo para ver se o projeto é viável e já um panorama inicial de custos e cronograma.

Citamos anteriormente o case da Tune arquitetura como um aplicativo e o legal é que ele foi viabilizado através de uma consultoria apenas para ver se era possível. O que achamos mais interessante desse projeto é que, além dele ter saído do papel, as trocas de informações que ocorrem dentro do APP possibilitam análises superinteressantes. Imagina poder entender como o mercado de arquitetura de Brasília funciona? Será que existem sazonalidades nas contratações de arquitetos?

Essas são apenas algumas perguntas que podem ser respondidas com a política que implementamos de capitação de dados para eles . Perceba como se assemelham bastante com as respostas que um CDO teria que buscar.

Agora que você já sabe a importância de um CDO e tem uma alternativa que pode se encaixar no seu momento, tire seus projetos do papel, isso pode te alavancar no mercado e  te tirar da crise!

Sigam o colunista no Insta: @leoargolo_

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?