Como o modelo de negócios da Target pode fazer sua empresa crescer [Dados Descomplicados]

O grande desafio para qualquer negócio é conseguir transformar os dados em informações que possam ajudar a captar e manter seus clientes.

Target é uma gigante americana do comércio varejista. Ela é a segunda maior loja do ramo, ficando atrás apenas do Wallmart.

Seu case ficou muito famoso no ramo de tecnologia por conseguir prever padrões de consumo através de informações captadas – algumas conclusões estão até no livro “O poder do hábito”.

 

Entendendo como foi possível

Tudo começou em meados de 2012 com a ideia de conseguir antecipar e criar campanhas para mulheres grávidas antes de seus concorrentes. A Target queria captar as clientes antes que elas tivessem o bebê e essa informação se tornasse disponível para a concorrência.

Como primeira etapa desse projeto, a empresa criou uma ação onde suas clientes informavam à loja que estavam grávidas e estimavam a provável data de nascimento. Passaram então a armazenar esses registros de gravidez e quais produtos eram consumidos por essas clientes.

Após um certo tempo analisando e armazenando esses dados foi detectado que existiam alguns padrões. Por exemplo, essas mulheres geralmente compravam produtos com fragrância mais suave ou sem fragrância e alguns tipos de suplemento.

Para revalidar esses padrões, um sistema de automação de marketing começou a criar cupons de desconto para atrair mais mulheres grávidas e ver se o padrão encontrado se mantinha.

Com base em cálculos estatísticos aplicados nesses dados, a empresa conseguiu calcular a probabilidade de uma mulher estar grávida e, inclusive, ter uma estimativa do número de semanas que ela se encontrava.

 

Como você pode se beneficiar

Ao analisar o case fica perceptível como dados simples, oriundos de uma pesquisa, podem se tornar uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

Os pontos principais que devem ser destacados e adaptados à sua realidade são:

Encontre seu padrão de consumo

Independentemente do ramo da sua empresa, é fundamental buscar maneiras de compreender seu público-alvo e direcionar suas decisões estratégicas. Entender os padrões de consumo podem te ajudar a direcionar os investimentos e gerir recursos de forma correta.

Podem te ajudar a saber se existe sazonalidade nas suas vendas e evitar que você contrate novos funcionários nas épocas de baixa, por exemplo.

Depois de algum tempo, também possibilitam que você comece a antecipar esses comportamentos e assim saia na frente de seus concorrentes.

“Primeiro a saber, primeiro a agir”, em livre tradução de algum filme de Hollywood, mas resume exatamente a estratégia!

 

#Utilize os dados para adaptação

Compreender os padrões do seu negocio podem te ajudar a direcionar campanhas.

De nada adiantaria a Target conseguir descobrir as mulheres que estavam grávidas se eles não aproveitassem isso. Eles adaptaram muitos de seus processos de venda para se adequar e atender ao púbico alvo da análise (grávidas).

Utilize suas informações coletadas e adapte seus e campanhas para a realidade atual ou futura seu público alvo.

 

E você, já consegue entender os padrões da sua empresa? Comece a agir.

 

Sigam o colunista no Insta: @leoargolo_

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?