fbpx

Troféu Frotas & Fretes Verdes e Troféu PAINEL: conheça os ganhadores das edições de 2021

troféu

Prêmios realizados pelo Instituto Besc consagram profissionais, empreendimentos, projetos, personalidades e empresas que se destacaram

Em ambos os prêmios, a escolha dos vencedores foi definida pelo público em votações realizadas no site da organização. As premiação vão acontecer nas edições 2021 dos eventos, que serão realizados virtualmente, com transmissão ao vivo, a partir de Belo Horizonte, pelo canal do Instituto Besc no YouTube.

A 10ª  edição do Frotas & Fretes Verdes ocorrerá nos dias 6 e 7 de outubro.

Já o PAINEL – Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística vai acontecer nos dias 10 e 11 de novembro.

Vencedores do Troféu Frotas & Fretes Verdes

Novidade desta edição, a categoria Startup para a Logística Sustentável consagrou a iTrack Brasil como vencedora. A startup desenvolve um modelo de negócio baseado na mensuração de emissão de carbono, proveniente de movimentações e entregas logísticas, compensando-as com créditos certificados e reconhecidos internacionalmente.

Na categoria Empresa com Sustentabilidade em Processo ou Produto, a vencedora foi a Comgás, que vem desenvolvendo projetos de sustentabilidade em sua cadeia de
suprimentos e distribuição, além de promover investimentos na rede para ampliar o fornecimento de biometano para uso no transporte.

troféu
Tarcísio Gomes de Freitas

Atual ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas foi o grande vencedor da categoria Executivo Destaque. À frente do ministério, tem liderado uma intensa agenda de investimentos e concessões públicas, fundamentais para o avanço dos diversos modais de transporte para o desenvolvimento e a integração nacional.

troféu
Ricky Ribeiro

Ricky Ribeiro foi eleito o Influenciador para Mobilidade Sustentável no Troféu Frotas & Fretes Verdes 2021. Ele é fundador da Associação Abaporu e do portal Mobilize Brasil – Mobilidade Urbana Sustentável, o primeiro e maior portal brasileiro de conteúdo exclusivo sobre mobilidade urbana sustentável e referência nacional no tema.

troféu
Aurélio Lamare Soares Murta

Aurélio Lamare Soares Murta conquistou o troféu de Pesquisador Individual, pela segunda vez. A primeira foi em 2019. Murta é professor da graduação e do mestrado em Administração, da Universidade Federal Fluminense – UFF. Ele também é professor e coordenador do MBA em Logística Empresarial e Gestão da Cadeia de Suprimentos da
UFF, além de pesquisador do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais – IVIG/COPPE/UFRJ.

Ganhadores do Troféu PAINEL 2021

O prêmio foi idealizado com o objetivo de premiar empreendimentos, personalidades e a inovação de projetos voltados para infraestrutura de energia e transporte no País, o uso eficiente dos modais e a integração de instalações e da logística nacional, aumentando a eficiência e a economicidade das nossas empresas de transporte de cargas e passageiros.

Na categoria Empreendimento Privado o grande vencedor foi o Terminal Portuário de Alcântara – Grão Pará Multimodal. O empreendimento consiste no sistema porto integrado à ferrovia, que compreende um Terminal de Uso Privado em Alcântara (MA), mais a Estrada-de-Ferro Maranhão, ambos de caráter privado.

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) conquistou o prêmio na categoria Empreendimento Público. Construída pela empresa pública Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., a ferrovia foi concedida pelo Ministério da Infraestrutura, em leilão que aconteceu na Infra Week de abril de 2021, à Bahia Mineração (Bamin), por um período de operação de 35 anos.

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) foi premiada na categoria Inovação pelos projetos Energy Big Push e a Plataforma INOVA-E. O Energy Big Push Brasil ou Grande Impulso Energia é uma iniciativa colaborativa que conta com a participação de diversas instituições e especialistas das áreas de energia e inovação, com destaque para as valorosas contribuições da Agência Internacional de Energia. Sob coordenação da Empresa de Pesquisa Energética e execução do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos e do Programa de Energia para o Brasil do governo britânico, foi concretizada em 2021 a Plataforma digital INOVA-E.

Na categoria Instituição Financeira, o eleito foi o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um dos maiores bancos mundiais e o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira. Em 2020, o BNDES criou o Programa de Incentivo à Redução de Emissões de CO2 no Setor de Combustíveis, chamado de BNDES RenovaBio, que concede empréstimos a empresas produtoras de biocombustíveis, fomentando a eficiência energética e a produção de combustíveis renováveis, apoiando empresas para atingirem suas metas de redução na emissão de CO2.

troféu
Marcelo Perrupato

Marcelo Perrupato conquistou o troféu de Personalidade do ano. Responsável pelo desenvolvimento e implementação do Plano Nacional de Logística e Transportes para o Brasil, também foi secretário de Coordenação de Transportes, secretário-geral, e secretário de Política Nacional de Transportes no Ministério dos Transportes. No setor privado, ao longo de sua carreira profissional desenvolveu diversos estudos e projetos em rodovias, hidrovias, ferrovias, portos e terminais de transbordo e integração multimodal (Plataformas Logísticas).

Sobre o Troféu Frotas & Fretes Verdes

O Instituto Besc criou o Troféu Frotas & Fretes Verdes com o objetivo de premiar profissionais e empresas que pelo seu desempenho de seus produtos e serviços mereçam ser distinguidos pela homenagem e pelo decorrente reconhecimento público.

Com a criação do Troféu, o Instituto busca contribuir para o aprimoramento, o desenvolvimento e a promoção da eficiência energética no uso de combustíveis e materiais.

E, ainda, com o desenvolvimento de novos materiais, novos combustíveis e das melhores práticas, visando o uso eficiente dos recursos e a maior economicidade das empresas no transporte de cargas e passageiros, evitando o desperdício de recursos, o aumento da eficiência e a redução das emissões indesejáveis no Brasil. A votação foi realizada entre 1º de julho e 15 de julho de 2021.

 

Sobre o Troféu PAINEL

O Troféu PAINEL premia profissionais, empresas e órgãos governamentais que por suas atividades, produtos e serviços mereçam ser distinguidos pela homenagem e pelo decorrente reconhecimento público.

Essa premiação é parte integrante do Seminário PAINEL – Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística, uma realização do Instituto Besc de Humanidades e Economia.

O seminário promove relevantes oportunidades para que representantes da iniciativa privada, pública, acadêmica e de pesquisa, através de empresários, executivos, administradores, autoridades dos três poderes e níveis da Federação, além de pesquisadores e estudiosos, possam se encontrar para debater aspectos sobre temas que retratem a infraestrutura do Brasil.

A votação, que definiu os ganhadores do Troféu Painel, aconteceu do dia 1° de julho ao dia 15 de julho de 2021.

Sobre o Instituto Besc

O Instituto Besc de Humanidades e Economia tem por finalidade a promoção do estudo e do conhecimento de todos os núcleos do saber por meio da realização de congressos, seminários, conferências, estudos e pesquisas que possibilitem o debate de ideias e a realização de ações em benefício do desenvolvimento humano e da qualidade de vida sustentável no Planeta.

Focado nesses aspectos, o Instituto Besc espera contribuir com a formulação de política públicas para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e, ainda, com as políticas de investimento público-privado que se destinam ao crescimento e inserção de todas as regiões brasileiras no universo do conhecimento, do saber e do bem-estar social.

Com esses propósitos, o Instituto Besc reúne, em torno de interesses comuns, dirigentes de empresas, especialistas de organizações privadas, públicas e não-governamentais, estudantes e estudiosos de problemas nacionais e continentais.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?