Instituto Besc visita Foz do Iguaçu e realiza a 43ª ASPEN

iguaçu
Barragem de Itaipu. Foto: Caio Coronel/Itaipu Binacional/Direitos Reservados

Além de realizar a 43ª ASPEN, a comitiva do Instituto Besc deverá conhecer empresas e instituições na região de Foz do Iguaçu

Nos os dias 13 e 14 de julho, conselheiros do Instituto Besc de vários estados do Brasil, juntamente a presidente da entidade , Jussara Ribeiro, estarão em Foz do Iguaçu para reuniões e visitas técnicas. Durante a passagem pela cidade também acontecerá a 43ª edição Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional (ASPEN), o tema da reunião será: Desenvolvimento da Infraestrutura Energética e de Transporte para a Região da Tríplice Fronteira.

A 43ª edição da ASPEN acontece no dia 13 de julho, a partir das 16h, e terá formato híbrido. Presencialmente, será realizada na sede da Usina de Itaipu. A reunião será transmititda pelo canal do YouTube da entidade e poderá ser acessada pelo link: https://youtu.be/pYrZG8GsKMA

A Tríplice Fronteira

A Tríplice Fronteira sempre foi admirada por sua importância econômica, cultural e turística, por unir três dos mais importantes países da América do Sul. Brasil, Paraguai e Argentina sempre mantiveram excelentes relações comerciais e culturais que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da região.

No entanto, devido ao seu crescimento econômico e perspectivas futuras, a região necessita de investimentos estruturantes que possam garantir uma maior integração entre estes países, de modo a garantir a sustentabilidade dos negócios e a contribuição da região para os objetivos de desenvolvimento do Mercosul.

Itaipu Binacional, por sua vez, tem enfrentado grandes desafios para a geração de energia elétrica em momentos de escassez hídrica e alavancado importantes discussões acerca das alternativas e mecanismos a serem adotados para se evitar racionamentos e apagões no país. A cada ano as temporadas de estiagem tem ficado cada vez mais longas e imprevisíveis, o que demanda a busca por soluções alternativas e desenvolvimento de tecnologias capazes de suprir a demanda nestes períodos.

Sabe-se que a matriz elétrica brasileira está em expansão, mas ainda tem como base as usinas hidrelétricas, que em momentos de seca precisam manter o equilíbrio da equação: gerar mais eletricidade com menos água. Itaipu se mostra eficiente neste contexto, uma vez que nos últimos anos, tem passado por estiagens severas, mas mantendo a geração em patamares confiáveis. O sucesso destas iniciativas tem origem na preservação ambiental e restauração da vegetação ciliar, bem como planejamento e investimentos em melhorias de processos e tecnologias.   

Neste momento em que o Brasil investe no sistema de transportes, com vistas a alavancar a intermodalidade no país, torna-se oportuno trazer esta discussão para os países vizinhos, de modo que os objetivos comuns de desenvolvimento possam ser viabilizados e facilitados pelos meios de escoamento de produção, ao mesmo tempo em que se estrutura de forma eficiente a malha logística da região.

Atenta a esta questão, a Itaipu Binacional promove desenvolvimento e melhoria da infraestrutura local, colocando-se como protagonista para a viabilização dos investimentos nas obras estruturantes necessárias ao alcance dos objetivos mencionados. Atuando como importante player da região, poderá, inclusive, reunir e canalizar esforços conjuntos do setor público e da iniciativa privada dos países vizinhos rumo ao desenvolvimento regional.

Assim, pode-se constatar que a Itaipu Binacional já atua nas áreas de infraestrutura e eficiência logística, que são temas amplamente discutidos no âmbito dos eventos produzidos pelo Instituto Besc em todas as suas edições. A participação da empresa na 43ª ASPEN será de grande valia no sentido trazer sua experiência acerca destes assuntos, aumentar o nível técnico das discussões sobre os temas de interesse, fornecer o apoio técnico necessário à elaboração da agenda temática do evento e aumentar o seu network, uma vez que que os conselheiros do Instituto Besc representam as mais renomadas instituições nacionais e multinacionais.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?