fbpx

Instituto Besc realiza o X Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes 2021

Debates de altíssimo nível e importância para o desenvolvimento sustentável do país marcaram a décima edição do Frotas & Fretes Verdes

Foto: Elisa Tonaco

A décima edição do Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes (F&FV) promovida pelo Instituto Besc aconteceu nesta semana. O evento híbrido, aconteceu presencialmente em Belo Horizonte e também foi transmitido pelo canal da entidade no YouTube.

Na abertura do evento, a presidente do Instituto Besc, Jussara Ribeiro, disse: “agradeço aos conselheiros, que se tornaram verdadeiros amigos, aos patrocinadores que confiaram a nós a missão de realizar o evento e a Deus que renova nossas esperanças diariamente”.

A cerimônia de abertura contou ainda com a presença virtual de Ricardo Rodrigues de Carvalho, presidente da Companhia Brasileira de Alumínio, CBA, e presidente de honra do F&FV2021. Por vídeo, Carvalho parabenizou a iniciativa: “Precisamos desta agenda para o enfrentamento dos desafios do setor do transporte, especialmente no que se refere ao custo, à logística reversa e à redução de carbono. A CBA está engajada neste caminho”. Durante a fala, ele ainda destacou a pauta sustentável da CBA e mostrou o projeto ESG 2030 para desenvolvimento sustentável da empresa.

O governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, enviou um vídeo parabenizando o Instituto Besc pela realização de mais uma edição do seminário internacional.  “A eficiência energética no transporte tem sido apoiada pelo Governo de Minas Gerais” Zema destacou ainda a entrega do prêmio de Pesquisador Individual, ao Professor Dr. Aurélio Lamare Soares Murta, “Mineiro de Araçuaí que recebe o Prêmio Frotas e Fretes Verdes, tão importante para o transporte”, disse.

Professor Aurélio Murta vencedor. Foto: Elisa Tonaco

Murta é professor da graduação e do mestrado em Administração, da Universidade Federal Fluminense – UFF. Ele também é professor e coordenador do MBA em Logística Empresarial e Gestão da Cadeia de Suprimentos da UFF, membro imortal da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura – ABRASCI e coordenador temático do Frotas e Fretes Verdes.

Pela segunda vez, o docente recebeu o troféu do Instituto Besc e disse: “agradeço ao ensino de qualidade, ao investimento, à pesquisa e à ciência. Por tudo isso, consigo devolver parte do que recebi à sociedade”.

Troféu Frotas & Fretes Verdes

Além do professor Aurélio Murta, durante o primeiro dia do seminário foram apresentados vídeos com as entregas dos demais premiados da edição 2021 do Troféus Frotas & Fretes Verdes.

Confira os vencedores que receberam os respectivos troféus:

– Empresa com Sustentabilidade em Processo ou Produto – COMGÁS

– Influenciador para Mobilidade Sustentável – Ricky Ribeiro – fundador da OSCIP Associação Abaporu e do portal Mobilize Brasil

– Presidente de Honra – Ricardo Carvalho – diretor-presidente da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA)

– Startup para a Logística Sustentável – iTrack Brasil

– Executivo Destaque – Ministro da Infraestrutura do Brasil – Tarcísio Gomes de Freitas

Vencedor na categoria “Executivo Destaque”, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, aproveitou para destacar a atuação da gestão de Jair Bolsonaro. “Governo Federal vem trabalhando desde 2019 para reequilibrar a matriz de transporte e trazer a ESG para o setor, especialmente nas ferrovias”, pontuou.

Sessões do primeiro dia do seminário

frotas
Palco do X F&FV. Foto: Elisa Tonaco

As discussões do dia foram divididas em sessões de debates. Ao todo, o seminário apresentou18 palestras. O eixo da análise girou em torno das principais possibilidades para tornar o transporte de cargas e passageiros mais eficaz, econômico e ambientalmente sustentável.

O tema da primeira sessão foi “Inovação transformando a Logística 4.0”, e da segunda sessão “Práticas sustentáveis para a mobilidade urbana”.

O dia foi marcado por debates aprofundados, porém de fácil entendimento sobre o uso da logística 4.0 (para automação e agilidade de processos por meio da inteligência artificial), o desenvolvimento de materiais e novas tecnologias para a fabricação de veículos (mais leves, com motores mais potentes, econômicos e menos poluentes), o desenvolvimento inteligente de cidades (para viabilização de trânsito facilitador do transporte regional), combustíveis alternativos (para reduzir custos e emissão de poluição) e estrutura viária (crescimento, recuperação, segurança e sinalização nas estradas para evitar acidentes, roubos e acelerar o fluxo de entregas).

Para rever

O seminário está disponível no canal do YouTube do Instituto Besc e para rever as sessões, basta acessar: https://www.youtube.com/channel/UCNG3QV18sdeilff7g1RfrOQ/featured

Sustentabilidade e futurismo foram os temas do segundo dia do X F&FV

frotas
Imagem: Reprodução/YouTube

O segundo dia do X Seminário Internacional Frotas & Fretes colocou em debate alternativas de combustíveis mais sustentáveis para veículos pesados e leves. Durante as duas sessões desta quarta-feira, os participantes apresentaram soluções e ainda abordaram os desafios dos setores nacionais para impulsionar a sustentabilidade e inovação.

A primeira sessão do dia começou às 9h com o tema: “Materiais Avançados e Transição Energética no Transporte”. Logo depois, especialistas apresentaram soluções dentro do assunto: “Evolução da Propulsão de Motores para Transporte”.

Ao fim das duas sessões, a presidente do Instituto Besc, Jussara Ribeiro, fez um breve discurso de encerramento e agradeceu a participação dos especialistas e dos patrocinadores da edição 2021 do X Seminário Frotas & Fretes Verdes.

Jussara Ribeiro, presidente do Instituto Besc. Foto: Elisa Tonaco

“Senhoras e senhores, boa tarde, aos que estão conosco aqui em Belo Horizonte e aos centenas de YouTubers que nos acompanham na transmissão deste ontem, é para vocês que nós realizamos esse seminário, é para a nossa sociedade, para o nosso país, para o bem da vida humana sobre a terra, esse é o nosso esforço e que nós possamos cumprir o nosso papel de servir à sociedade. Eu só tenho a agradecer e o único pedido é esse: que Deus permita que nosso trabalho seja útil de fato para a nossa sociedade. Eu agradeço a todos que estão conosco nesta jornada, há dez anos estamos construindo o Frotas e Fretes Verdes, construindo a muitas mãos, e muitas cabeças, sempre cabeças muito brilhantes.”

O presidente da DEX Soluções, Roberto Dexheimer, também falou brevemente durante o encerramento, ele participou das dez edições anteriores do seminário. “Tivemos mais um seminário com excelentes informações, informações que somam para todos nós. Os dois dias foram brilhantes neste sentido”, disse. O empresário ainda destacou que “todo esse material, toda a informação que é apresentada (durante o seminário), ela é, posteriormente, entregue nos órgãos governamentais, mais especificamente no gabinete da Casa Civil, de forma virtual, através de mídia, e de forma física”, dessa forma, com o compartilhamento de informações estratégicas do mercado e do meio acadêmico, o Instituto Besc contribui com os tomadores de decisão na formulação de políticas públicas no país.

Todas as sessões do seminário estão disponíveis no canal do YouTube do Instituto Besc.

Sobre o Instituto Besc

O Instituto Besc de Humanidades e Economia tem por finalidade a promoção do estudo e do conhecimento de todos os núcleos do saber por meio da realização de conferências, estudos, pesquisas e seminários que possibilitem o debate de ideias e a realização de ações em benefício do desenvolvimento humano e da qualidade de vida sustentável no Planeta.

Focado nesses aspectos, o Instituto Besc espera contribuir com a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e, ainda, com as políticas de investimento público-privado que se destinam ao crescimento e inserção de todas as regiões brasileiras no universo do conhecimento, do saber e do bem-estar social.

Com esses propósitos, o Instituto Besc reúne, em torno de interesses comuns, dirigentes de empresas, especialistas de organizações privadas, públicas e não-governamentais, estudantes e estudiosos de problemas nacionais e continentais.

Siga o Instituto Besc nas redes sociais e não perca os próximos eventos: InstagramLinkedInFacebookTwitterYoutubeSite.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?