fbpx

O Instituto Besc vai à Bahia debater inovação industrial 

Além de realizar a 41ª ASPEN, a comitiva deverá conhecer diversas empresas e instituições na região de Salvador

Entre os dias 6 e 7 de junho, conselheiros do Instituto Besc de Humanidades e Economia (iBesc), de vários estados do Brasil, juntamente com sua presidente Jussara Ribeiro estarão em Salvador para reuniões e visitas técnicas que têm por objetivo conhecer as ações voltadas ao desenvolvimento científico-tecnológico da Bahia. 

Na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB o iBesc realizará a 41ª. edição da ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional, com a presença de empresários e instituições locais.

A edição baiana da ASPEN terá como tema: Tecnologias Quânticas, Supercomputação e Vacinas Nacionais: Inovação Industrial na Bahia e irá gerar conteúdo de alto nível de informação que poderá ser acompanhado de forma on line por aqui.

Além da realização da 41ª. ASPEN, está prevista uma visita técnica ao Centro de Computação Quântica, batizado de LAQCC (Latin America Quantum Computer Center), na sede do Senai-Cimatec, em Salvador. 

Esse laboratório tem por objetivo divulgar a tecnologia quântica no país e incentivar a capacitação de mão de obra especializada por meio de pesquisas científicas nessa área da ciência e tecnologia. O LAQCC nasceu com vocação para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas que possam auxiliar o setor empresarial brasileiro, uma vez que está capacitado para receber estudos de impacto, roadmaps tecnológicos, investigações de algoritmos e diversos outros projetos de pesquisa em diferentes áreas.

O laboratório possui importância fundamental para o avanço da tecnologia no país e, ainda, tem a missão de posicionar o Brasil entre os países que possuem capacidade de supercomputação e competência científica e tecnológica para a difusão da computação quântica. 

A tecnologia quântica promete entregar múltiplos avanços em várias áreas do conhecimento, tais como energia, medicina, meteorologia e outras. A expectativa é que o Centro de Computação capacite todo um ecossistema e ajude o Brasil a entrar na era quântica.

O LAQCC deverá fazer parte de uma rede mundial de uso e pesquisa em computação quântica, que deverá funcionar como ponto de partida para simulações aplicáveis, além de funcionar como plataforma de treinamento para os pesquisadores envolvidos nessa nova tecnologia.

41ª ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional

A 41ª ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional será realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB em formato híbrido, presencial e virtual.

Contamos com sua participação em mais um webinar realizado pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia.

Com a criação da ASPEN, em março de 2020, o Instituto Besc, que tem sob sua chancela os projetos Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes e PAINEL – Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística, já realizou 40 edições desse webinário, com os mais diversos temas, contando com os mais expressivos representantes dos setores público e privado brasileiros.

Assim, o Instituto Besc ofereceu sua parcela de colaboração à sociedade brasileira no enfrentamento da crise que se anunciava com a pandemia da Covid 19. O instituto foi o primeiro a levar a debate as questões de mobilização, produção, logística, transporte e distribuição nos setores industriais e de serviços para a manutenção da segurança do abastecimento em todo o território brasileiro, após a decretação do lockdown, em 2020. Todo o conhecimento gerado está disponível no endereço: https://institutobesc.org/webinarios/ .

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: