Estamos no inverno e nada melhor do que ter um lugarzinho dentro de casa para poder se aquecer, não é mesmo? Com as temperaturas caindo, principalmente no Sul do país, é natural correr para o aconchego do lar, debaixo de mantas e cobertores, com algumas bebidas quentes à mão.
Mas, e se você quiser uma alternativa diferente? Por que não uma lareira? Elas são ótimas como elementos decorativos, além de manterem o ambiente quentinho, moderno e intimista.

1- Convencional
É a famosa lareira a lenha, a mais tradicional e conhecida. Para este tipo de lareira que faz sujeira, é necessário a utilização de chaminé ou algum duto para a saída da fumaça.
Geralmente são feitas em alvenaria, concreto ou metal, depende da preferência do cliente.
2 – A gás

Este modelo dispensa o uso de chaminés e dutos de exaustão, o que é muito bom para as pessoas que não gostam da fumaça e da fuligem da lareira a lenha.
Para a instalação dele é necessário trazer um ponto de gás da cozinha até o ambiente que você deseja colocá-lo, já que a chama nasce da combustão de gás.
Por isso, lembre-se, esse modelo de lareira deve ser compatível com o gás que vai ser utilizado na casa!

3- Elétrica
Podendo ser incorporada a qualquer ambiente, essa lareira é muito similar a um aquecedor.
Produzindo chamas em 3D para simular o fogo, e assim, tornando o ambiente mais confortável visualmente.
Ela já vem pronta, só é necessário ver a capacidade da tomada para receber tal elemento.
É de fácil acionamento, já que basta clicar em um botão do controle remoto, ou seja, você liga sua lareira sem sair do sofá! Praticidade o nome disso, né?
E você que ainda tem curiosidade sobre os tipos de lareira e como usá-las no projeto, corre no nosso Instagram @tunearquitetura que a gente postou explicando um pouquinho mais sobre a lareira na parte externa da casa da Ju e do Alfredo.
Leia outras dicas de decoração e arquitetura em outras edições da coluna da Tune Arquitetura, aqui no Portal Contexto.ctxt!