Prós e Contras de Integrar Cozinha e Sala [Arquitetura]

Tune Arquitetura tira dúvidas sobre essa batalha para auxiliar nas escolhas na hora de adquirir um imóvel ou reformar

Com a mudança de hábitos e com a redução de espaço nas casas, cada vez mais é possível ver cozinhas e salas integradas. Mas afinal isso é uma vantagem ou uma desvantagem? A resposta certa para esse questionamento não é fácil de ser respondida. Porém, a seguir pontuaremos alguns aspectos sobre essa integração que irá auxiliar na resolução dessa dúvida.

 

#Vantagens

Quando o assunto é integração entre cozinha e sala a maior vantagem sem dúvida é a otimização do espaço. Afinal consegue em um único espaço: relaxar, receber pessoas, cozinha, lavar, etc. Isso é positivo, pois integrando os espaços é possível conectar melhor a família e/ou amigos quando todos estão na casa.

A sensação de amplitude é um dos benefícios das áreas integradas. Com menos paredes e divisórias, mesmo espaços reduzidos se tornam sensivelmente maiores.

Outro ponto bacana dessa conexão é a promoção de um estilo único aos espaços, com layouts criativos e decorações fora de série. Assim a cozinha deixa de ser um local apenas funcional, como geralmente é nomeado, para ser um ponto chave e decorativo nas residências.

 

 

Fotos @juliatotoli.foto

#Desvantagens

Como nem tudo no mundo são flores, a integração de cozinha e salas podem ser um vilão se você é do tipo que cozinha bastante, principalmente alimentos gordurosos e cheiros fortes. Por não ter barreiras, os cheiros invadem toda a área, principalmente se não houver uma boa ventilação.

Outro aspecto desvantajoso é a conexão direta entre os cômodos se você é do tipo de pessoa que faz eventos em casa, mas normalmente não é o chef da cozinha. Os prestadores de serviço nesse caso ficaram sempre presente na sua recepção.

E claro não podemos deixar de falar de organização. A cozinha integrada exige organização e limpeza sempre em dia. Se você não tem muito tempo, ou é daquele time mais bagunceiro essa integração pode não te ajudar muito, pois a bagunça estará visível a todo tempo.

Foto @archperspective

Então voltando ao nosso questionamento inicial sobre a se é uma vantagem ou desvantagem a cozinha integrada a sala. Podemos afirmar que: tudo vai depender da sua rotina, hábitos e personalidade. Se gosta de cozinha, ficar pertinho de todos na casa: a cozinha integrada pode ser sua aliada. Porém, se você não curte muito aquela bagunça aparente, odores pela casa a dica para você sem dúvidas é: mantenha a cozinha e a sala separada. Essas foram algumas dicas para você resolver de vez se você é do time da integração ou da separação da cozinha com a sala. Agora pode procurar seu imóvel, construir ou mesmo reformar sem aquele medo se está fazendo a escolha certa para você. Se ainda sim, não se sentir seguro, procure um profissional para te orientar. Nós da Tune Arquitetura prestamos serviço de consultoria que para estes casos, pode ser a solução.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?