Divisórias para integrar ambientes

Tune Arquitetura explica como utilizar divisórias para setorizar espaços e integrar ambientes

Ambientes integrados estão cada vez mais em alta no universo da decoração. A dúvida mais comum é em qual material utilizar para criar a demarcação dos espaços sem dividir completamente os ambientes.

E para que tal escolha seja feita de forma assertiva, a equipe da Tune Arquitetura apresenta as soluções e os materiais mais utilizados.

Integração

Deixar os ambientes integrados é uma das soluções mais requisitadas por clientes que buscam projetos de interiores.

Uma forma de solucionar tal demanda é a utilização de divisórias que delimitam ambientes e funções específicas, e definem layouts e proporcionam permeabilidade visual.

As divisórias além de funcionais são ótimas opções para demarcar e integrar cômodos sem mexer na estrutura da edificação.

A arquiteta Ana Novais comenta: “uma forte tendência são as divisórias vazadas que proporcionam elegância e funcionalidade, pois delimitam espaços sem fechá-los completamente, e ainda geram a sensação de amplitude levando luminosidade e ventilação para todos os ambientes”.

As divisórias podem ser utilizadas para integrar e dar privacidade aos ambientes de uma casa, apartamento, comércio ou escritório.

Diversidade de Materiais

Os materiais mais utilizados em ambientes corporativos são as divisórias de vidro (blindex), esta solução não prejudica a sensação de amplitude dos ambientes e permite a permeabilidade visual de toda a equipe em produção.

A tendência dos escritórios é promover a união entre seus funcionários em um clima agradável para o desenvolvimento das atividades. Por isso, esse tipo de divisória pode funcionar muito bem nesse sentido.

Com o vidro, as pessoas podem visualizar melhor os espaços, promovendo a integração da equipe.  Tudo isso, sem abrir mão das vantagens de melhoria acústica do ambiente, que  ainda gera privacidade no caso de salas de reuniões.

Outra opção muito utilizada em ambientes corporativos e residenciais são os painéis ou ripas em madeira ou mdf que trazem formas mais modernas, aconchegantes e sofisticadas de dividir os ambientes.Tais divisórias podem ser encontradas prontas para inserir no local ou feitas sob medida.

Projeto Rio Claro – Tune Arquitetura. Imagem: @tayb.maquetes

Neste projeto da empresa Rio Claro optamos em mesclar a opção de divisória com ripas em mdf e vidro para permitir o alcance da iluminação natural em todas as salas de reunião.

O painel ripado ora vazado, ora preenchido, com vidro no meio, foi a solução encontrada para gerar privacidade, iluminação natural, permeabilidade visual e proteção acústica!

Outra opção é a utilização de painéis metálicos, que podem ser vazados em chapas de aço de diversas espessuras, desenhos e cores. Como exemplo, um painel em aço corten utilizado em uma sacada, remetendo a imagem geométrica de um cobogó mais sofisticado.

 

Os cobogós são mais utilizados em projetos residenciais e podem ser utilizados como divisórias internas entre ambientes ou externas para fachadas criativas.

Eles proporcionam singularidade, criatividade e personalidade devido à variedade de cores e formas que possui no mercado.

Os painéis vazados podem ser realizados de diversos materiais, formas e cores. Painéis com formas geométricas trazem um ar mais moderno aos ambientes, os com formas abstratas trazem sofisticação aos cômodos.

As cores mais claras proporcionam mais leveza aos espaços, já os painéis com cores escuras funcionam como destaque e ponto focal para a divisória.

Mas fica o alerta de que a escolha correta em cada caso deve ser avaliado e adaptado da melhor maneira possível com as funcionalidades e demandas das pessoas que utilizam o espaço.

Todos esses pontos são avaliados na consultoria (mapeamento), que as arquitetas da Tune realizam corriqueiramente com os seus clientes.

Fontes:

Divisórias vazadas: Elegância e Funcionalidade. Disponível em: <http://favoritaplanejados.com.br/blog/2016/07/11/divisorias-vazadas-elegancia-e-funcionalidade/>. Acesso em 14 mar. 2020.

MARCASSO, Angelina. Divisórias de ambiente: 10 ideias flexíveis com portas de correr. Disponível em: <https://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2016/10/10-ambientes-flexiveis-com-divisorias.html>. Acesso em 14 mar. 2020.

 

Esta coluna foi elaborada pela equipe da @tunearquitetura com edição da nossa redação.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?