Testes em massa para o coronavírus começam a ser feitos no DF; veja os locais

Nesta terça-feira (21) os testes em massa para o coronavírus começaram a ser realizados no Distrito Federal. Na primeira fase será possível testar até 100 mil pessoas. A testagem é feita no sistema drive-thru, sendo indicado para pessoas que apresentam sintomas de gripe, como febre, por exemplo.

Segundo o governador Ibaneis Rocha, a expectativa é conseguir testar pelo menos 15% da população do DF. “Vamos começar com esses 100 mil testes, que representam em torno de 5% da população do DF”, disse. “Até o final de maio, queremos fazer aproximadamente 450 mil testes, o que significa mais de 15% da população do DF examinada. Teste em massa não é testar todo mundo, e sim testar um grande número de pessoas para termos cada vez mais segurança nas medidas que vamos tomar.”

Os testes

  • Teste sanguíneo: coleta-se uma gota de sangue, a exemplo da medição de glicemia (taxa de açúcar no sangue). A partir dessa amostra, é possível detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus que causa a Covid-19. O resultado sai em até 30 minutos e será fornecido ao usuário logo após a coleta.
  • Teste swab: coleta-se material da garganta e do nariz do paciente, por meio de um cotonete (swab) analisado em laboratório. O resultado sai em até 48 horas, liberado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF).

Para realizar o teste, é preciso levar um documento de identificação e comprovante de residência. Ao chegar no local de atendimento, as pessoas serão cadastradas e passarão por uma triagem feita pelo corpo de bombeiros. O atendimento é feito todo no carro, não sendo permitida a saída do veículo. Recomenda-se também o uso de máscara desde a saída das residências. O máximo de pessoas por carro deve ser de quatro ocupantes.

O governo espera ampliar os locais de realização dos testes, por hora, são cinco locais, dois no Plano Piloto e três em Águas Claras. Os horários de atendimento são de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Veja os locais:

Onde fazer o teste

  • Estádio Mané Garrincha (em frente ao posto 13 – SRPN/Asa Norte, Plano Piloto)
  • Parque da Cidade (Estacionamentos 4, 6, 11 e 13)
  • Unieuro Águas Claras (Avenida das Castanheiras, Lote 3700, Águas Claras)
  • Uniplan Águas Claras (Avenida das Castanheiras, Águas Claras)
  • Residência Oficial de Águas Claras (EPTG, s/nº, Águas Claras)

 

*Com informações da Agência Brasília

 

 

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?