Brasileiros começam no pódio na estreia da F3 2023

Foto: FIA

Caio Collet terminou em terceiro no sábado (4) e Gabriel Borboletto subiu no lugar mais alto do pódio no domingo (5)

A Fórmula 3 realizou a primeira etapa da temporada 2023 neste fim de semana com o Grande Prêmio do Bahrein. E os vencedores das duas etapas foram pilotos brasileiros. No segundo ano na categoria, Caio Collet venceu no sábado (4) e estreando na F3, Gabriel BorToleto foi o grande vencedor do domingo (5).

Corrida de Sábado

Caio Collet. Foto: Divulgação

Caio Collet conquistou um troféu em sua estreia pela equipe VAR na abertura da temporada 2023 da FIA Fórmula 3 no Bahrein. O piloto brasileiro terminou em terceiro lugar a sprint race, prova marcada por duas intervenções do safety-car neste sábado.

Após finalizar a tomada de tempo a 0.316 do melhor tempo do quali na sexta-feira, o brasileiro do carro #17 alinhou seu carro por dentro na segunda fila para a largada da sprint race.

Collet tracionou bem no apagar das luzes e soube se posicionar para tomar a segunda posição do espanhol Josep Maria Martí por fora no contorno da curva 2. Ele partiu então para ataque ao líder, Franco Colapinto, quando foi acionado o safety-car pela primeira vez na temporada.

Na relargada o argentino segurou muito o ritmo antes de acelerar. Collet chegou a emparelhar, mas acabou sem a melhor posição para a tomada das primeiras duas curvas e levou o troco do espanhol da equipe Campos.

Ele seguiu no ritimo dos ponteiros, sem permitir que fosse ameaçada sua posição de pódio, até a segunda intervenção do safety-car.

A corrida então relargou para um tiro de seis voltas até a bandeirada. Collet sustentou com segurança a terceira posição. Colapinto e Martí duelaram pela liderança, em batalha que acabou favorecendo o espanhol.

Corrida de Domingo

Gabriel Bortoleto. Foto: FIA

O brasileiro largou em segundo e logo no início da prova pode pular para a primeira posição. Na volta 10, Gabriel Bortoleto precisou superar Gabriele Minì, que havia tomado a posição do piloto da Trident, e depois da ultrapassagem, a vida do italiano não foi nada fácil.

Minì recebeu uma penalidade de cinco segundos por posicionamento incorreto em sua área no grid. E assim, ele acabou em oitavo.

Vencer no fim de semana de estreia não poderia ser melhor, Bortoleto disse após a prova, “muito, muito feliz por vencer minha primeira corrida especial na Fórmula 3. É um começo de temporada incrível, espero que possamos continuar assim e obrigado a todos que nos apoiaram neste fim de semana. Obrigado ao Trident e a todos do Brasil também. Estou muito feliz, continuamos assim!”

Com o resultado da primeira etapa da Fórmula 3, a liderança é do brasileiro Gabriel Bortoleto, que somou 26 pontos no fim de semana.

A próxima corrida será na Austrália, no Circuito de Albert Park nos dias 31 de março a 2 de abril.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?