Filmaê: conheça os finalistas do festival com filmes feitos com celular. A premiação será em março no Espaço Renato Russo

Filmaê: Festival com filmes gravados com celular

Único na América Latina, o Filmaê recebeu inscrições de várias partes do mundo, agora, os 117 finalistas aguardam a premiação em março. Todos os filmes podem ser vistos no site do festival

Os dispositivos móveis estão por todo o país, pesquisa recente da Telebrasil mostra que são 154 milhões de aparelhos têm conexão 4G. Com a popularização dos celulares veio a ideia de criar um festival do cinema móvel. Neste ano, o Filmaê chega a segunda edição, com número de inscritos que surpreendeu a organização. Os vencedores serão conhecidos durante a mostra, que acontece nos dias 13 a 15 de março, no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília.

Sendo o único festival com essa proposta na América Latina, o Filmaê recebeu filmes de 91 países e as inscrições passaram de mil. São 117 finalistas que podem ser vistos no site do evento (www.filmae.com.br), e no fim do mês, dia 27, começa a votação popular.

Categorias do Filmaê que estão abertas para voto

Os espectadores poderão votar categorias técnicas e escolher a Melhor Direção, Melhor Interpretação, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Filme Escolha Popular. 

O Júri Oficial apontará os melhores filmes em cinco gêneros: Melhor Filme de Ficção, Melhor Filme Documentário, Melhor Videoclipe, Melhor Reportagem Mojo (Jornalismo Móvel) e Melhor Filme Experimental. Caberá ainda ao júri eleger o Melhor Filme Infantojuvenil (de 8 a 12 anos) e Melhor Filme Juvenil (13 a 17 anos) e melhor filme do Festival.

As inscrições nacionais totalizaram 330 filmes oriundos de 24 estados e do Distrito Federal. São Paulo foi a região com mais produções, 112, o DF veio em segundo com 47. As produções abordam temas da atualidade como a  questão indígena, mudança climática, preconceito, autismo e outros. 

Do exterior, foram 805 inscrições provenientes de 91 países dos cinco continentes.  Índia foi o recordista de produções, com 102, os Estados Unidos ficaram em segundo lugar com 89 e o Irã em terceiro com 66.

Serviço


Data: 13 a 15 de março de 2020
Local: Espaço Cultural Renato Russo
Mais informações: www.filmae.com.br

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?