Telescópio Hubble registra foto incrível do verão de Saturno

Além da Bela visão de Saturno, o Hubble registrou também algumas de suas luas (Imagem: NASA, ESA, A. Simon, M.H. Wong, OPAL Team)

O telescópio espacial da NASA conseguiu captar uma imagem impressionante feita a 1,35 bilhão de quilômetros de distância da Terra.

A Agência Espacial Norte Americana (NASA), publicou um novo retrato de Saturno. Pesquisadores do Goddard Space Flight Center aproveitaram as lentes do telescópio espacial Hubble para registra o verão no hemisfério norte do planeta, e ajudar os cientistas a descobrir novos detalhes sobre o gigante gasoso.

A imagem mostra o planeta com uma nitidez e iluminação incríveis com uma foto feita a 1,35 bilhão de quilômetros de distância. O registro mostra também algumas das 82 luas que orbitam o gigante gasoso.

A atmosfera de Saturno é composta principalmente de hidrogênio e hélio, com um pouco de amônia, metano, vapor de água e hidrocarbonetos, que lhe conferem a cor marrom-amarelada.

Na imagem do Hubble, é possível ver uma neblina avermelhada sobre o hemisfério norte, que os astrônomos acreditam ser causada pelo aquecimento vindo do aumento da luz solar.

“É incrível que, ao longo de alguns anos, estamos vendo mudanças sazonais em Saturno”, afirma a pesquisadora da NASA Amy Simon. O calor do verão pode ter alterado a circulação atmosférica no planeta, ou talvez removido aerossóis gelados da atmosfera.

Por outro lado, o polo sul do planeta está passando pelo inverno e tem uma tonalidade azul. A imagem também mostra de forma nítida os anéis Saturno, que são formados, basicamente, por gelo.

Esta imagem de Saturno faz parte do projeto Legado de Atmosferas de Planetas Externos (Outer Planets Atmospheres Legacy, OPAL). Esse estudo está ajudando cientistas a entenderem a dinâmica atmosférica e a evolução dos planetas gigantes de gás do nosso Sistema Solar.

 

*Com informações do Hubble/NASA

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?