O que o Hubble viu no seu aniversário?

aniversário
Estrelas no núcleo galáctico – 06 de maio – Fonte: NASA

A NASA criou um site para mostrar o que o telescópio fotografou nos últimos 30 anos.

Ainda comemorando o aniversário de 30 anos do lançamento do Telescópio Espacial Hubble, a Agência Espacial Americana montou uma página especial no qual o usuário pode colocar o mês e o dia do seu nascimento e conferir qual foi a imagem que o Hubble transmitiu naquela data.

“O Hubble explora o universo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa que ele observou alguma maravilha cósmica fascinante todos os dias do ano, inclusive no seu aniversário”, afirma a Nasa em seu comunicado oficial.

São 366 fotos espetaculares do cosmo, escolhidas pela equipe de astrônomos da agência. Clique aqui e veja qual é a imagem escolhida no dia do seu aniversário.

Na página inicial selecione o mês (Month) e o dia (Date) desejados, clique em “Submit”. No canto inferior esquerdo da tela, aparecerá um quadro com uma breve descrição em inglês sobre a imagem registrada pelo telescópio espacial.

Além disso, é possível clicar em “More Info” para ser redirecionado a uma página com informações completas a respeito do assunto. Para se deslumbrar com a imagem, em um tamanho maior, basta clicar em “See Full Image”.

O Hubble

Desenvolvido a partir de uma parceria entre a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA), o telescópio decolou, no dia 24 de abril de 1990, a bordo do ônibus espacial Discovery, juntamente com uma equipe de cinco astronautas. Um dia depois, o Hubble entrou em órbita e tem ajudado a fazer descobertas sobre o universo e fornecido imagens impressionantes e iniciando uma revolução na astronomia.

O Hubble produziu até agora 1,4 milhão de observações e forneceu dados usados para escrever mais de 17 mil publicações científicas. Segundo a NASA, seus arquivos abastecerão ainda futuras pesquisas astronômicas nas próximas gerações.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?