fbpx

O que abre e o que fecha no aniversário de Brasília 

Além de comemorar os 61 anos de Brasília, a data também é um feriado nacional devido ao Dia de Tiradentes 

Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Nesta quarta-feira (21), o nosso quadradinho completa 61 anos de existência. Contudo, a data não é marcada somente pelo aniversário de Brasília, porque este mesmo dia é marcado pelo feriado nacional do Dia de Tiradentes. Para quem não se lembra, Joaquim José da Silva Xavier, foi executado em praça pública no dia 21 de 1792. Ele é considerado Patrono Cívico do Brasil e por esta razão o dia de sua morte virou feriado nacional.

Logo abaixo, listamos uma lista de serviços que funcionarão em horários diferenciados ou não irão abrir durante o feriado. Além disso, algumas dicas para opções de lazer durante o dia 21. Sendo assim, confira tudo e não seja pego de surpresa em pleno feriado!

Saúde

As emergências dos hospitais, as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) tipo III funcionarão normalmente nesta quarta. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funcionará de forma ininterrupta, podendo ser acionado pelo telefone 192.

A vacinação contra a Covid-19 continua durante o feriado. A lista de postos que estarão abertos nesta quarta pode ser conferida no site da Secretaria de Saúde.

Os ambulatórios dos hospitais, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as farmácias de alto custo, a Fundação Hemocentro de Brasília e os CAPs tipos I e II ficarão fechadas e voltam a funcionar na quinta (22).

Transporte público

Como já é de costume, o transporte público coletivo do DF vai operar durante o feriado com a escala de domingo. Entretanto, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) esclarece que será mantido o reforço de viagens nas linhas de Samambaia, Ceilândia, Taguatinga e Águas Claras em direção ao Plano Piloto, na área de influência do metrô. O reforço de viagens nessas linhas será mantido enquanto durar o movimento grevista dos metroviários. Os passageiros podem conferir os horários das viagens por meio do site DF no Ponto.

Segurança

Os quartéis do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), os batalhões da Polícia Militar (PMDF) e as delegacias circunscricionais da Polícia Civil (PCDF), além das delegacias de Atendimento à Mulher e da Criança e do Adolescente, funcionarão seguem com o funcionamento 24 horas.

Defesa Civil

As equipes da Defesa Civil trabalharão em esquema de plantão durante o feriado para atender todo o DF. Os acionamentos devem ser feitos pelo telefone 199 ou, em caso de emergência, pelo 193.

BRB

O Banco de Brasília (BRB) informa que as agências e correspondentes bancários estarão fechadas nesta quarta.

SLU

As unidades do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), como a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), o Aterro Sanitário de Brasília (ASB), as gerências de limpeza e de tratamento (usinas), operam normalmente. A coleta de lixo convencional e seletiva também será realizada normalmente, conforme cronograma disponível no site do SLU e no aplicativo SLU Coleta DF.

CEB e Caesb

As equipes de manutenção da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e da Companhia Energética de Brasília (CEB) trabalharão em regime de plantão durante o feriado.

DER/DF

As operações de reversão nas rodovias DF-095 (Estrutural), DF-003 (subida do Colorado) e BR-070 não serão realizadas nesta quarta (21). Na DF-002, o Eixão do Lazer estará aberto, portanto o fluxo de veículos será interrompido de 6h às 18h.

Unidades socioassistenciais

Todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estarão fechados no feriado. Os dois Centros Pop funcionarão das 7h às 18h. As Unidades de Acolhimento e de Proteção Social (UPS) permanecem com os serviços sendo oferecidos ininterruptamente, 24h por dia.

Restaurantes comunitários

As 14 unidades estarão fechadas nesta quarta.

Ceasa

A Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) informa que, nesta quarta (21), o funcionamento do local será facultativo, até às 12h. A entrada de consumidores se dará pela Portaria 2.

Torre de TV

Conforme decreto 41.913 do GDF, de 19 de março de 2021, as atividades culturais estão temporariamente suspensas em decorrência da pandemia. Portanto, a Torre de TV permanecerá fechada no feriado desta quarta.

Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Brasília estará aberto para visitação das 9h às 17h. Os restaurantes que funcionam no local permanecem fechados e os quiosques do Centro de Visitantes já voltaram a funcionar.

Zoológico

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília informa que o local estará aberto para visitação no período entres às 9h e 17h.

Parques

O Instituto Brasília Ambiental informa que todos os Parques Ecológicos administrados pelo órgão funcionarão normalmente nesta quarta (21). São eles:

  • Parque Recreativo do Gama: 6h às 18h
  • Parque Distrital das Copaíbas: 8h às 18h
  • Monumento Natural Dom Bosco: 6h às 20h
  • Parque Ecológico do Paranoá: 6h às 18h
  • Parque Ecológico Sucupira: 6h às 20h
  • Parque Ecológico do Lago Norte: 6h às 18h
  • Parque Ecológico da Asa Sul: 6h às 20h
  • Parque Ecológico Olhos d’Água: 5h30 às 20h (portão principal); 6h às 18h (portões laterais)
  • Parque Ecológico Ezechias Heringer: 6h às 22h
  • Parque Ecológico do Riacho Fundo: 6h às 18h
  • Parque Ecológico Areal: 6h às 18h
  • Parque Ecológico Veredinha: 6h às 22h
  • Parque Ecológico Cortado: 6h às 18h
  • Parque Ecológico Três Meninas: 7h às 18h
  • Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul: 6h às 18h
  • Parque Ecológico Península Sul: 6h às 22h.
Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?