fbpx

O que abre e fecha no Ano Novo no DF

Confira os serviços que vão funcionar em horários diferenciados durante a véspera e o feriado do Réveillon

O Ano Novo na capital federal será bem diferente dos anos anteriores. Dessa vez, as atrações musicais na Esplanada dos Ministérios e os fogos de artifícios foram cancelados devido as recomendações de isolamento social. O Réveillon é sinônimo de feriado e se tem feriado boa parte dos serviços públicos e comércios funcionaram em horários especiais. Então, preparamos uma lista com os serviços mais usados pela população. Segue a lista.

Comércio

Conforme o Sindicato do Comércio Varejista (Sindvarejista) para o último e o primeiro dia de 2021. No dia 31 o comércio fica aberto até às 15h e não abre no dia 1º de janeiro.

Correios

O Correio foi um dos serviços mais utilizados no decorrer da pandemia. As entregas e envios das compras online, por exemplo, tiveram uma alta considerável neste ano. Se você ainda quiser postar algo ou está esperando uma encomenda, lembre-se de que o prazo de envio dos pacotes postados em 24 e 30 de dezembro começa a contar no dia útil seguinte. Ou seja, nos dias 28 de dezembro e 4 de janeiro, nessa ordem. Durante o Ano Novo, todas as unidades dos Correios estarão fechados nos dias 31 e 1º.

Transporte Público

A operação do sistema de transporte do DF também vai funcionar em horários diferenciados. Como resultado, o Metrô-DF seguirá o seguinte esquema: No dia 31 de dezembro, os trens vão circular das 5h30 às 20h. No feriado de 1º de janeiro, o funcionamento ocorrerá das 7h às 19h. Já a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) ainda não informou como será feito funcionamento durante o Ano Novo, porém estará em breve no site DF no Ponto.

Trânsito

Segue as determinações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para o Ano Novo: 

  • A reversão das faixas da Estrutural e Epia vão ocorrer normalmente;
  • O retorno sob o viaduto Israel Pinheiro, na EPTG, no sentido Taguatinga, seguirá fechado;
  • Não haverá mudanças nas faixas exclusivas para tráfego de ônibus, que continuarão proibidas para os veículos de passeio.

Bancos

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os bancos terão atendimento especial no fim do ano. No dia 31, as instituições financeiras não abrem para atendimento. Vale lembrar que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, portanto, estarão fechadas no dia 1º (Ano Novo). Além disso, os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone e etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Lazer

  • A Torre de TV tem, literalmente, abrilhantado as noites da capital com um show de luzes que será uma das grandes atrações turísticas até 6 de janeiro. O monumento histórico não estará aberto a visitações apenas no dia 31 de dezembro. Contudo, estará disponível no dia 1º de janeiro.
  • O Eixão do Lazer será interditado para os carros no dia 1º de janeiro, da mesma forma que a W3 Sul. 
  • Os parques ecológicos também vão abrir normalmente ao longo do feriado e tornam-se uma ótima opção de lazer gratuito.
  • O Zoológico vai seguir aberto de quinta a domingo, sem interrupções, das 9h às 17h, e as entradas são vendidas até às 16h com a meia a R$5. Lembrando que há um limite diário de 1,5 mil pessoas no zoo.
  • O Cine-Drive In só fechará no dia 31 de dezembro.

Serviços públicos

  • DF Legal: atenderá até às 12h no dia 31 de dezembro e não estará aberto no dia 1º de janeiro;
  • DER: atenderá até às 12h no dia 31 de dezembro e não estará aberto no dia 1º de janeiro;
  • Detran: atenderá até às 14h no dia 31 de dezembro e não estará aberto no dia 1º de janeiro.

Saúde

  • Hospitais e postos de saúde: Ambos funcionarão das 8h às 14h no dia 31 de dezembro.
  • As farmácias de alto custo localizadas na Asa Sul, Ceilândia e Gama também ficam abertas até as 14h.
  • No dia 1º de janeiro, somente as emergências e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) vão funcionar.
  • O Hemocentro vai abrir as portas nas vésperas de feriado das 7h às 12h, mas fecha no dia do Ano Novo. No sábado,  2 de janeiro, tudo volta a funcionar no horário normal (de 7h às 18h).

Justiça

O sistema de justiça também suspendeu as atividades, seguindo o recesso forense. Sendo assim, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) seguem o plantão judicial desde o dia 20/12.

Segurança

As delegacias de polícia vão funcionar em regime de plantão 24h. Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal funcionará normalmente.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?