Mostra Brasília 61 celebra o cinema da capital

Gira Cultura DF promove mostra de cinema de 21 a 24 de abril

Brasília também é a capital da sétima arte, assim, o Cine Brasília, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, realiza uma mostra de cinema gratuita e online para celebrar os 61 anos da cidade. Será uma oportunidade de assistir filmes clássicos e inéditos com a temática de Brasília e do DF.

“Selecionamos filmes que revelam olhares sensíveis da contemporaneidade. Reunimos aqui um conjunto de olhares que nos ajudam a refletir sobre o futuro que desejamos construir para o Brasília e para o Brasil”, resume o gerente e programador do Cine Brasília, Rodrigo Torres, que assina a curadoria da mostra com Newton Lima.

Para ter acesso a programação completa da Mostra 61 e assistir às produções basta acessar: www.cultura.df.gov.br/mostra-brasilia-61/. Os filmes ficam em cartaz por 24 horas, à exceção de Dulcina, longa-metragem inédito que terá sua pré-estreia durante a a mostra, que vai de 21 a 24 de abril.

Além da exibição dos filmes, a Mostra 61 realiza debates sobre as produções, as mesas serão transmitidas pelo YouTube da secretaria. “Vamos debater o curta e o longa do dia anterior de forma a pensar o cinema como uma arte mobilizadora”, conta Rodrigo Torres.

Programação das mesas do gira

Dia 22.04, às 15h – Mesa Gira

Mostra Brasília 61 – Dulcina e Darlan

Debate com realizadores e convidados acerca dos processos de criação das obras documentais sobre duas ilustres personalidades de Brasília, Dulcina de Moraes e Darlan Rosa.

Mediação: Rodrigo Torres (Cine Brasília)

Debate sobre os filmes exibidos

Com Roberto Seabra (diretor de “O Risco do Artista”), Darlan Rosa (artista), Glória Teixeira (diretora do “Dulcina”), Françoise Forton e Úrsula Ramos (atrizes).

 

Dia 23.04, às 15h – Mesa Gira

Mostra Brasília 61 – Olhares Femininos no Cinema Documental.

Mediação: Érika Bauer (UnB)

Com Dácia Ibiapina (diretora de “Entorno da Beleza”), Ruth Maranhão (produtora executiva “Filhas de Lavadeiras”) e Ivonete dos Santos (atriz).

 

Dia 24.04, às 15h – Mesa Gira

Mostra Brasília 61 – Memória Audiovisual 

Debate sobre a preservação da memória audiovisual do Distrito Federal. Análise do processo de digitalização do primeiro longa-metragem de ficção filmado na capital e sobre os destinos das produções de filmes domésticos

Mediação: Rodrigo Torres (Cine Brasília)

Com Rafael de Luna (Professor Universidade Federal Fluminense) e Lila Foster (Pesquisadora Universidade de Brasília).

 

Dia 25.04, às 15h – Mesa Gira

Mostra Brasília 61 – Cinema e gênero

Debate com os realizadores em torno da temática identidade de gênero.

Mediação: Tânia Montoro (UnB)

Com Rafaela Camelo (cineasta de “Mistério da Carne”), Marcelo Diaz (Cineasta de “Maria Luiza”) e Maria Luiza (mulher militar da Aeronáutica)

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?