fbpx

Alinhamento raro de Júpiter e Saturno formará o “planeta duplo”

saturno
Saturno, ilustração. Crédito: Nasa

Prepare o telescópio! A partir do dia 17 de dezembro será possível observar o fenômeno “planeta duplo”

Na noite do dia 21 de dezembro, os dois maiores planetas do sistema solar estarão mais próximos. A conjunção de Júpiter e Saturno criará o “planeta duplo”, o alinhamento é um fenômeno raro e foi visto pela última vez na Idade Média.

A conjunção, conceitualmente, acontece quando dois objetos se alinham no céu, mas o alinhamento não se dá de forma perfeita por conta da diferença das órbitas dos planetas. 

O professor de Física e Astronomia da Rice University de Texas, nos Estados Unidos, Patrick Hartigan, escreveu em seu site explicando o fenômeno. De acordo com o acadêmico, “a última vez que os dois planetas apareceram tão próximos um do outro no céu e foram observáveis ​​(ou seja, não sob o brilho do Sol) foi na manhã de 4 de março de 1226!”

Neste ano, “para esta conjunção, ambos os planetas serão visíveis no mesmo campo de visão na maioria dos pequenos telescópios, junto com algumas das luas de Júpiter e Saturno. Na verdade, eles estarão tão próximos que pode ser um desafio separá-los a olho nu para algumas pessoas”, explicou o professor.

Por enquanto, sabe-se que o fenômeno será visível no céu ocidental do dia 17 de dezembro até o Natal. Quem não conseguir ver durante esse período, o alinhamento deverá se repetir em março de 2080 e Hartigan brinca: “o maior desafio é que você terá que permanecer vivo por mais 60 anos para vê-lo!”.

 

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?