Jogo Limpo é a campanha contra o doping no esporte

Foto: Fábio Falconi/Unlimited Sports

A Unlimited Sports, organizadora de competições como Iroman Brasil e Triday, junto com a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) lançam o Jogo Limpo. As etapas dos circuitos IRONMAN e TRIDAY Series na temporada 2020 já faram parte da campanha que busca incentivar a prática desportiva limpa, sem uso de sustâncias consideradas ilegais para o esporte.

O objetivo é orientar e educar os triatletas de todo o país sobre esse tema. O primeiro passo do Jogo Limpo é divulgar as principais informações sobre o controle anti-doping, por exemplo, como os atletas são escolhidos e quais são os procedimentos para a coleta do exame.

“É dever de todo triatleta zelar pelo esporte e por boas práticas. Acreditamos no esporte como superação, no esporte como estilo de vida e no esporte como educação. Seguir as regras e competir em condições de igualdade são parte de um código moral imprescindível a todo atleta”, destaca Carlos Galvão, CEO da Unlimited Sports.

“Jogo limpo é responsabilidade de todos que fazem parte do esporte. É uma mensagem para o esporte e para a vida. O respeito é um ingrediente importante para ter um esporte saudável, além de estimular o conceito de igualdade, respeito, amizade, cidadania e desenvolvimento social. Cuidar do que se ingere é premissa básica para preservar a saúde e a condição de competição sem violar as regras. O Jogo Limpo é sinônimo de ética e leva como base os valores do esporte”, ressalta Luísa Parente, Secretária ABCD.

Caso o atleta seja pego no controle de dopagem, ficará suspenso de qualquer competição até o cumprimento da pena. A ABCD conta com uma canal de denúncia, denuncia@abcd.gov.br. Através dele é possível enviar denuncias baseadas em suspeitas relevantes, a confidencialidade é garantida.

Veja como funciona o processo de controle do doping:

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?