fbpx

Japão abre mão de sediar o Mundial de Clubes de 2021

A federação desistiu da organização do torneio devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Fifa ainda analisa qual será o novo país-sede

Mundial de Clubes 2021 , futebol, esporte,
Mundial de Clubes 2021 não será realizado no Japão – Foto: Reprodução

Calma, torcedor! Eu sei que você está empolgado e confiante no título do seu time na Libertadores, mas aguarde a definição do novo país que irá sediar o Mundial de Clubes 2021. De acordo com informações da agência japonesa, o Japão desistiu de organizar o evento, o qual está agendado para acontecer entre os dias 9 a 19 de dezembro deste ano. Com isso, a Fifa passará a estudar novos locais para receberem o torneio. 

Segundo a “Kyodo”, o motivo da desistência da Associação Japonesa de Futebol (JFA) foi a preocupação com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19 e a falta de receita. A entidade esperava contar com a liberação total de público para sediar as partidas e faturar em cima disso.

Vale ressaltar que as Olimpíadas e as Paralimpíadas foram realizadas sem a presença de público em Tóquio. A JFA teria que fazer alterações em seu calendário para sediar o Mundial de Clubes. Sem este compromisso na agenda, a federação ganha um descanso em dezembro antes dos confrontos decisivos pelas eliminatórias asiáticas da Copa do Mundo.

A Fifa não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. A entidade havia anunciado em dezembro do ano passado que o Mundial de Clubes retornaria ao Japão em 2021. Além disso, não existe uma decisão de quando o novo formato do torneio, com 24 clubes, entrará em vigor. A previsão era para esta edição, contudo a pandemia adiou, novamente, os planos da Fifa.

Esta edição marcaria o retorno do torneio ao Japão após quatro anos fora da “Terra do Sol Nascente”. Em 2017 e 2018, os Emirados Árabes Unidos foram o país-sede, e os dois últimos ocorreram no Catar, visando como evento-teste para a Copa do Mundo. O Japão é o país que mais recebeu o Mundial de Clubes da Fifa (oito vezes), sendo o maior anfitrião da história da competição.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?