Aprovada pela Anvisa, a vacina da Pfizer deve começar a chegar ainda neste mês
Após a segunda reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou a resultado da negociação com a Pfizer. O laboratório irá antecipar a entrega de doses da vacina contra a covid-19 e, de abril a junho, o Brasil deve receber 15,5 milhões de doses.
O imunizante da Pfizer foi a primeiro a receber o registro definitivo concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A taxa de eficácia global foi de 95% e, de acordo com a Anvisa, a vacina poderá ser aplicada em maiores de 16 anos. Por já ter a autorização, as doses, assim que chegarem, poderão ser incluídas no Plano Nacional de Imunização e distribuídas aos estados e ao Distrito Federal.
“Trago para os senhores uma boa notícia: a antecipação de doses da vacina da Pfizer, fruto de ação direta do presidente da República, Jair Bolsonaro, com o principal executivo da Pfizer, que resulta em 15,5 milhões da Pfizer já no mês de abril, maio e junho”, afirmou o ministro depois do encontro do comitê da covid-19.
No pronunciamento feito após a reunião, foram anunciadas medidas para a compra de medicamentos e oxigênio e também, a proposta de criação de programas de geração de emprego e de apoio a crianças que perderam os pais para a covid-19.
*Com informações da Agência Brasil