A cerimônia premia os atletas, técnicos e árbitros com mais destaque ao longo da última edição do Campeonatos Brasileiro. Confira a lista abaixo
Na noite da última sexta-feira (26), foi realizada na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o Prêmio Brasileirão 2020. O evento tem o intuito de homenagear os melhores jogadores de cada posição do Campeonato Brasileiro. Fora isso, também existem categorias para o melhor quarteto de arbitragem, o de time que tomou menos cartões na competição e uma homenagem a torcedores ilustres.
Os premiados foram eleitos a partir dos votos de um colegiado de capitães, jogadores e jornalistas especializados. Vale ressaltar que o evento foi diferente das outras edições devido a Covid-19, contendo apenas representantes pontuais e necessários para a entrega das premiações.
A seleção do Campeonato Brasileiro começa com Weverton, goleiro do Palmeiras, no gol. Os zagueiros escolhidos foram os gringos Gustavo Gómez e Victor Cuesta, que defendem o Palmeiras e Internacional, respectivamente.
Os escolhidos para completar a linha defensiva foram Fagner, do Corinthians, e Guilherme Arana, do Atlético-MG. Os melhores volantes do Brasileirão foram Edenílson, do Internacional, e Gerson, do Flamengo.
Os meias premiados foram Vina, do Ceará, e Claudinho, do Red Bull Bragantino. A linha de frente do time que joga na formação 4-4-2 é formado pela dupla Gabigol, do Flamengo, e Marinho, do Santos. O técnico escolhido para comanda a seleção do Prêmio Brasileirão 2020 foi Abel Braga, vice-campeão brasileiro com o Internacional.
Luciano e Claudinho receberam o prêmio de artilheiros do campeonato. Pois, cada um marcou 18 gols na temporada. Entretanto, o maior destaque individual foi para Claudinho, que além de goleador e melhor meia do campeonato, ganhou como revelação do torneio. Fora isso, o Claudinho ainda encerrou com o prêmio de craque do campeonato.
Outros premiados foram Everton Ribeiro, do Flamengo, que marcou um belíssimo tento contra o Fortaleza, o qual foi eleito o gol mais bonito do campeonato. Gabigol foi eleito o Craque da Galera, em votação feita pela internet. O Atlético-MG recebeu o prêmio Fair Play por ter sido o time que recebeu menos cartões no decorrer do Brasileirão. Além disso, Leandro Vuaden (árbitro), Neuza Back e Rodrigo Correia (auxiliares) e Wagner Reway (árbitro de vídeo) formaram o quarteto de arbitragem do Brasileirão.
Confira a lista dos Premiados no Prêmio Brasileirão 2020:
- Craque: Claudinho (Red Bull Bragantino)
- Craque da Galera: Gabigol (Flamengo)
- Revelação: Claudinho (Red Bull Bragantino)
- Artilheiro: Luciano (São Paulo) e Claudinho (Red Bull Bragantino)
- Gol Mais Bonito: Everton Ribeiro (Flamengo)
- Melhor Goleiro: Weverton (Palmeiras)
- Melhor Zagueira: Gustavo Gómez (Palmeiras)
- Melhor Zagueira: Victor Cuesta (Internacional)
- Melhor Lateral: Fagner (Corinthians)
- Melhor Lateral: Guilherme Arana (Atlético-MG)
- Melhor Volante: Edenílson (Internacional)
- Melhor Volante: Gerson (Flamengo)
- Melhor Meia: Claudinho (Red Bull Bragantino)
- Melhor Meia: Vina (Ceará)
- Melhor Atacante: Gabigol (Flamengo)
- Melhor Atacante: Marinho (Santos)
- Melhor Técnico: Abel Braga (Internacional)
Arbitragem
Leandro Vuaden (árbitro), Neuza Back e Rodrigo Correia (auxiliares) e Wagner Reway (árbitro de vídeo)
Não é só Futebol
Marivaldo Francisco da Silva, torcedor do Sport Recife
Fair Play
Clube Atlético Mineiro