fbpx

Na posse, Joe Biden faz discurso conciliador e pede união

posse
O novo presidente americano, Joe Biden. Foto: The White House

No primeiro discurso como presidente, Joe Biden pediu o fim da guerra civil e a união aos americanos

Uma quarta-feira (20) de marcos históricos para a democracia americana com a posse da chapa Biden-Harris. O novo presidente americano bateu o recorde de votos populares na eleição de novembro. Foram mais de 80 milhões de eleitores que escolheram o democrata e Kamala Harris. A ex-senadora escreve um capítulo especial, ela é a primeira mulher, negra e asiática a ser tornar vice-presidente.

A cerimônia de posse aconteceu em Washington, mas foi um diferente do habitual. Por causa da pandemia do novo coronavírus e o receio de novos ataques como no dia 6 de janeiro, todos os convidados estavam de máscara e a cidade estava cercada pelas forças militares.

Os americanos vivem um momento peculiar com a disputa de azuis e vermelhos e assim, o primeiro discurso com presidente não poderia ser diferente. Joe Biden ressaltou a união, pediu o fim da guerra civil e disse que irá governar para todos os americanos.

A posse ainda teve a presença dos ex-presidentes, Barack Obama, Bill Clinton e George W. Bush. O ex-vice, Mike Pence, também esteve na cerimônia. Já Donald Trump, que havia anunciado anteriormente que não iria, deixou Washington horas antes e partiu rumo a Flórida. Mas o republicano prometeu que voltaria de alguma forma.

Lady Gaga emocionou os presentes e quem acompanhava pela televisão ao cantar o hino americano. A cantora é amiga de Joe Biden e atuou fortemente durante a campanha. Jennifer Lopez cantou músicas tradicionais americanas e Garth Brooks cantou “Amazing Grace”.

O reverendo Silvester Berman deu a benção final e encerrou a posse.

O primeiro tuíte como presidente

Joe Biden postou na conta oficial da presidência a seguinte mensagem: “Não há tempo a perder quando se trata de enfrentar as crises que enfrentamos. É por isso que hoje estou indo para o Salão Oval para começar a trabalhar, entregando ações ousadas e alívio imediato para as famílias americanas.”

 

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?