fbpx

Instituto Besc se reúne com ministros e apresenta estudos sobre setores estratégicos da economia

instituto
Ministro Paulo Guedes recebe os representantes do Instituto Besc. Foto: Washington Costa – ASCOM/ME

Articulação com o governo federal visa aproximar a ciência e a tecnologia da agenda de formulação de políticas públicas

Representantes do Instituto Besc foram recebidos neste mês de julho, em Brasília, pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Durante os encontros foram apresentados resultados técnicos de seminários realizados pelo instituto, que busca, em conjunto com o governo federal, o mercado e a academia, soluções para o desenvolvimento da economia e do fomento à inovação no país.

Audiência com Marcos Pontes

instituto
Representantes do Instituto Besc e o ministro astronauta Marcos Pontes. Foto: Ascom/MCTI

Na audiência com o ministro astronauta Marcos Pontes, os representantes do Conselho Técnico e Empresarial do Instituto Besc apresentaram os relatórios “Frotas & Fretes Verdes 2020” e “Painel – Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística 2020”.

Após a apresentação realizada pelo professor Aurélio Murta, e aproveitando o conhecimento do grupo sobre o tema mobilidade e transporte, o ministro questionou os presentes sobre as tendências e o futuro da mobilidade urbana, Pontes ainda sugeriu a criação da Rede de Mobilidade e Transporte.

“Aqui no Ministério trabalhamos muito em rede, já vimos atuando de forma bem intensa a Rede Vírus MCTI, que nos ajuda muito na formulação de políticas públicas. Podemos pensar na criação de uma rede com a participação de especialistas em mobilidade e logística”, destacou Pontes.

A presidente do Instituto Besc, Jussara Ribeiro, convidou o ministro Pontes para participar pessoalmente da edição do evento Frotas e Fretes Verdes 2021. O evento está previsto para acontecer nos dias 6 e 7 de outubro de modo virtual. O seminário abre espaço para debater eficiência energética e sustentabilidade econômica e ambiental no transporte de cargas e passageiros.

Esta foi a segunda oportunidade em que representantes do Instituto Besc estiveram com o chefe do Ministério  da Ciência, Tecnologia e Inovações. E a presidente avaliou de forma positiva o encontro, “ficamos muito felizes pois percebemos a receptividade do Ministro. É a segunda vez que ele nos recebe para apresentarmos os resultados do nosso seminário Frotas & Fretes Verdes. Marcos Pontes sempre nos ouve e está muito aberto às inovações e propostas que trazemos. Somos soldados da ciência e tecnologia”, pontuou.

Reunião com Paulo Guedes

instituto
Ministro Paulo Guedes e Jussara Ribeiro, presidente do Instituto Besc. Foto: Ascom/ME

Liderados pela presidente do Instituto Besc, Jussara Ribeiro, os conselheiros dos seminários Frotas & Fretes Verdes (F&FV) e Pacto Nacional pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística (PAINEL), foram recebidos em Brasília no dia 15 de julho  pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Na ocasião, o coordenador temático dos seminários, o professor da Universidade Federal Fluminense, Aurélio Murta, apresentou ao ministro os principais resultados constantes nos relatórios técnicos dos seminários realizados pelo instituto.

Na apresentação, Murta ressaltou as principais inovações no setor de logística, como também a necessidade de implementar melhorias na infraestrutura, além da nova realidade do sistema de transporte de carga e de passageiros, como também, os principais avanços tecnológicos do setor.

Os pontos apresentados, segundo o professor, visam aquecer o mercado interno e assim, favorecer a retomada do crescimento econômico  e consequentemente, resultaria no aumento do Produto Interno Bruto.

A reunião foi bem recebida pelo ministro Paulo Guedes, que ressaltou a importância de encontros que reúnam empresários e especialistas para discutir temas de relevância para o país, além da busca em conjunto de soluções.

O momento, de acordo com o ministro, é para buscar a retomada do crescimento do país, como também, reduzir os juros e dar continuidade aos programas de concessões de infraestrutura e buscar parcerias com empresas privadas que queiram investir no país.

“É muito importante retomarmos o crescimento do país e a geração dos empregos que foram perdidos durante essa pandemia”, disse Guedes.

Na ocasião, a presidente do instituto entregou ao ministro os relatórios técnicos e as revistas do F&FV e PAINEL.

Instituto debate Mobilidade e Logística

O Instituto Besc promove a 10ª edição do Frotas e Fretes Verdes 2021 em outubro, nos dias 6 e 7. O evento terá o seguinte tema: eficiência energética, econômica e ambiental no transporte de cargas e passageiros.

Durante o seminário, especialistas apresentarão tendências de melhores práticas para esse segmento para a maior economicidade e competitividade de nossas empresas. Também soluções de  mobilidade com maior sustentabilidade, para a redução das emissões de gases poluentes na atmosfera.

No mês seguinte, o Instituto Besc promove o PAINEL – Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística. O evento está previsto para acontecer nos dias 10 e 11 de novembro,  e será realizado virtualmente, com transmissão ao vivo, a partir de Belo Horizonte, pelo canal do Instituto Besc no YouTube.

O seminário será uma oportunidade de apresentar o estado atual da infraestrutura nacional de transporte, logística e energia, com vistas ao incentivo do desenvolvimento de novas tecnologias, soluções e políticas públicas para a integração de todas as regiões brasileiras, para a redução das desigualdades internas e o aumento da competitividade e participação do Brasil no mercado internacional.

Sobre o Instituto Besc

O Instituto Besc de Humanidades e Economia tem por finalidade a promoção do estudo e do conhecimento de todos os núcleos do saber por meio da realização de conferências, estudos, pesquisas e seminários que possibilitem o debate de ideias e a realização de ações em benefício do desenvolvimento humano e da qualidade de vida sustentável no Planeta.

Focado nesses aspectos, o Instituto Besc espera contribuir com a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e, ainda, com as políticas de investimento público-privado que se destinam ao crescimento e inserção de todas as regiões brasileiras no universo do conhecimento, do saber e do bem-estar social.

Com esses propósitos, o Instituto Besc reúne, em torno de interesses comuns, dirigentes de empresas, especialistas de organizações privadas, públicas e não-governamentais, estudantes e estudiosos de problemas nacionais e continentais.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?