fbpx

Presidente e conselheiros do Instituto Besc são recebidos pelo ministro astronauta Marcos Pontes

Instituto Besc
A reunião aconteceu no Gabinete do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes. Foto:  Neila Rocha ASCOM MCTI

O ponto alto do encontro foi a sugestão do próprio ministro de  criar a “Rede de Mobilidade e Transporte” com a participação dos conselheiros do Instituto

O professor Aurélio Murta apresentou ao ministro os relatórios do eventos organizados pelo Instituto Besc. Foto: Neila Rocha ASCOM MCTI

Na tarde desta quinta-feira (08) o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes recebeu os representantes do Conselho Técnico e Empresarial do Instituto Besc para apresentação dos relatórios “Frotas & Fretes Verdes 2020” e “Painel: Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística 2020”.

A presidente do Instituto Besc Jussara Ribeiro convidou o ministro para participar pessoalmente da edição do evento Frotas e Fretes Verdes 2021. Após a apresentação do relatório dos eventos pelo professor Aurélio Murta, Pontes aproveitou o conhecimento  e a experiência do grupo presente para saber a opinião dos participantes sobre o futuro da mobilidade urbana, e ainda sugeriu a criação da Rede de Mobilidade e Transporte.

“Aqui no Ministério trabalhamos muito em rede, já temos atuado de forma bem intensa a Rede Vírus MCTI, que nos ajuda muito na formulação de políticas públicas. Podemos pensar na criação de uma rede com a participação de especialistas em mobilidade e logística”, destacou Pontes.

A comitiva foi liderada pela presidente do Instituto, Jussara Ribeiro. Participaram da reunião os conselheiros Antônio Sobral, analista de Relações Institucionais da BR Distribuidora; Aurélio Murta, coordenador do MBA em Logística Empresarial da Universidade Federal Fluminense; Breno Simonini, assessor de Relações Institucionais da VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.; Fabrizzio Cedraz, presidente do Instituto Surear; José Wellington de Sousa, consultor de Marketing; Júlio Minelli, diretor superintendente da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil – APROBIO; Júlio Nishida, especialista em Regulação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP; Kleyferson Araújo, gerente Nacional de Estratégia de Clientes do Governo da Vice-presidência de Governo da Caixa Econômica Federal; Luiz Fernando Pimenta, especialista em Regulação da Aviação Civil da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC; Murillo Barbosa, vice-almirante, diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados – ATP e Rodrigo Vilaça, diretor de Relações Institucionais da FGV Transportes.

Instituto Besc
Jussara Ribeiro concede entrevista para a Assessoria de Imprensa do MCTI.

Jussara Ribeiro analisou o encontro de forma muito positiva. “Ficamos muito felizes pois percebemos a receptividade do ministro. É a segunda vez que ele nos recebe para apresentarmos os resultados do nosso seminário Frotas & Fretes Verdes. Marcos Pontes sempre nos ouve e está muito aberto às inovações e propostas que trazemos. Somos soldados da ciência e tecnologia”, declarou.

 

Seminário Internacional Frotas e Fretes Verdes

Em 2021 será realizada virtualmente a 10ª edição do evento nos dias 6 e  7 de outubro com transmissão ao vivo, a partir de Belo Horizonte, pelo canal  do Instituto Besc no YouTube. O seminário tem a temática de eficiência energética, econômica e ambiental no transporte de cargas e passageiros.

Nele são realizadas análises e apresentadas soluções para o aumento na qualidade e aplicabilidade de opções de mobilidade com maior sustentabilidade, causando o menor impacto ambiental possível.

 

PAINEL – Pacto pela Infraestrutura Nacional e Eficiência Logística

A edição de 2021 será realizada virtualmente nos dias 10 e 11 de novembro com transmissão ao vivo, a partir de Belo Horizonte, pelo canal  do Instituto Besc no YouTube. Trata-se de um  seminário de compartilhamento técnico  que apresenta o estado atual  da infra-estrutura nacional de transporte, logística e energia para incentivar o desenvolvimento de  tecnologias, soluções e políticas públicas com vistas a melhorar a integração das regiões brasileiras, para redução das desigualdades internas e aumento da  competitividade  e participação do Brasil no mercado internacional.

Sobre o Instituto Besc

O Instituto Besc de Humanidades e Economia tem por finalidade a promoção do estudo e do conhecimento de todos os núcleos do saber por meio da realização de conferências, estudos, pesquisas e seminários que possibilitem o debate de ideias e a realização de ações em benefício do desenvolvimento humano e da qualidade de vida sustentável no Planeta.

Focado nesses aspectos, o Instituto Besc espera contribuir com a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e, ainda, com as políticas de investimento público-privado que se destinam ao crescimento e inserção de todas as regiões brasileiras no universo do conhecimento, do saber e do bem-estar social.

Com esses propósitos, o Instituto Besc reúne, em torno de interesses comuns, dirigentes de empresas, especialistas de organizações privadas, públicas e não-governamentais, estudantes e estudiosos de problemas nacionais e continentais.

 *  Texto atualizado em 29/07/21 informando que os eventos  serão realizados no módulo online

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?