Governo federal reconhece estado de calamidade em Goiás

calamidade em Goiás
Governador do Goiás Ronaldo Caiado. Fotos: Júnior Guimarães – Governo de Goiás

Estado registra 66.059 casos confirmados da doença, com 1.606 mortes

O governo federal publicou no último dia 28/07, no Diário Oficial da União, uma portaria que reconhece o estado de calamidade pública no estado de Goiás, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

A portaria foi assinada pelo secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves reconhecendo o decreto estadual de calamidade pública publicado no dia 08/07. Com a formalidade, o estado consegue acesso a recursos da União e não precisa cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ao todo, 26 estados e o Distrito Federal estão em situação de calamidade pública reconhecida pela União.  Outro beneficio, do reconhecimento federal do estado de calamidade, é que o estado de Goiás pode ter a prorrogação de pagamento de empréstimos e antecipação de benefícios sociais. Além disso, o governo estadual pode remanejar o dinheiro público de outras áreas para a Saúde.

Casos no Goiás

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), registrados até as 17h do dia 30/07, há 66.059 casos oficiais de Covid-19 no território goiano. Destes, há o registro de 58.186 de pessoas recuperadas e 1.606 óbitos confirmados. No Estado, há 126.273 casos suspeitos em investigação. Outros 56.427 já foram descartados.

No Brasil, são mais de 2,6 milhões de casos confirmados e 91.263 mortes. De acordo com a última avaliação do cenário nacional realizado pelo Ministério da Saúde, a incidência de casos e transmissão da covid-19 continua alta em todos os estados.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?