fbpx

Gabriel Boric é eleito presidente do Chile

boric
Foto: Reprodução/Twitter @gabrielboric

Gabriel Boric, ex-líder estudantil e representante da esquerda, foi o vencedor das eleições no Chile. Aos 35 anos, ele se torna o presidente mais jovem da história do país.

Segundo as informações da Reuters, a disputa pelo cargo foi acirrada. Boric teve 54,72% dos votos válidos contra 45,28% de José Antonio Kast, político da direita que reconheceu a derrota e parabenizou o adversário usando as redes sociais.

Acabei de desligar o telefone com @gabrielboric e parabenizá-lo pelo grande sucesso. A partir de hoje é o Presidente eleito do Chile e merece todo o nosso respeito e colaboração construtiva. Chile é sempre o primeiro

A vitória de Boric representa uma esperança para os partidos de esquerda, uma vez que tanto o mundo quanto a América Latina vem mostrando um movimento de polarização entre a extrema direita e a oposição. No ciclo eleitoral anterior, se percebe a vitória dos conservadores como aconteceu nos Estados Unidos com Donald Trump e no Brasil, com Jair Bolsonaro.

Com o discurso que já foi visto no Brasil, com os governos do PT, “Hoje a esperança ganha do medo”, Gabriel Boric defende que será o presidente de todos, “independente se votaram em mim”, disse em entrevista para o T13

No dia posterior a confirmação do resultado, o novo presidente compartilhou a seguinte mensagem pelas redes sociais

Bom dia querido Chile!

Desde o início, estamos trabalhando no que está por vir. Um abraço gigante e muito obrigado pelo mandato com que me honraram.

Nós continuamos!

*Com informações da Agência Brasil

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: