Defensor da natureza, aliado da comunidade LGBT e o primeiro piloto negro a vencer na principal categoria do automobilismo, Sir Lewis Hamilton recebe o título de cidadão honorário
Sir Lewis Hamilton recebeu um novo título: cidadão honorário do Brasil. O sete vezes campeão na Fórmula 1 recebeu nesta segunda-feira (7) a honraria na Câmara dos Deputados em Brasília em uma sessão solene no Plenário.
A homenagem foi concedida após sugestão do deputado André Figueiredo (PDT-CE) e acatada pelos parlamentares no início de junho deste ano. A ideia da honraria veio quando o piloto inglês, de forma espetacular, venceu o Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula 1 no ano passado, e na comemoração, Hamilton repetiu o gesto do ídolo Ayrton Senna em 1991, quando o brasileiro venceu em Interlagos e pediu a bandeira para um dos fiscais de pista.
Mas não foi só o gesto de Senna, para a etapa do Brasil do ano passado, Hamilton levou as cores do país no capacete, homenageando o tricampeão.
Aproveitando a tribuna, Hamilton reafirmou o compromisso dele pela igualdade racial. “Como um negro no esporte, há ainda muito progresso a ser feito, mas estou comprometido a lutar por mudanças e me inspiro ao chegar ao Brasil e ver tanta gente comprometida com o mesmo tema. Temos muitas coisas em que podemos avançar juntos”, comentou.
A partir de agora, Lewis Hamilton poderá dizer-se brasileiro, e claro, durante o breve discurso, o inglês falou de Senna. “Quando eu tinha 5 anos, vi Ayrton correr pela primeira vez, e esse foi o momento em que eu soube que queria ser campeão do mundo”, declarou.
“Muitas pessoas diziam ser impossível, mas, felizmente, o fato de eu estar aqui hoje é prova de que a persistência e esperança podem tornar tudo possível”, completou o piloto.
Lewis Hamilton acelera neste fim de semana em Interlagos para mais uma etapa do calendário de 2022 da Fórmula 1.
*Com informações da Agência Câmara de Notícias