Dia Mundial do Livro: empreendedores dão dicas de leitura

Empreendedores aproveitam a data para deixar dicas de livro

A leitura se tornou um hábito mais popular durante a pandemia do coronavírus. Segundo os dados da Nielsen Brasil e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, fevereiro de 2021 apresentou um aumento de 18% no volume de vendas de livros em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os livros digitais – audiolivros e e-books – também ganharam destaque. Ainda segundo o Sindicato, houve uma alta entre 50% a 100% na venda desses produtos.

Nesta sexta-feira (23) é celebrado o Dia Mundial do Livro, aproveitando a data, saiba quais são os títulos que não saem da cabeceira de alguns CEO e empresários do país. Para eles, a leitura aparece como momento de descanso ou de capacitação? Confira abaixo e descubra,

Marcelo Martins, Diretor Diretor Executivo da ABFintechs 

  • Payments 4.0 – As forças que estão transformando o mercado brasileiro, por Edson Luis Dos Santos e Luis Filipe
  • Remote – Office Not Required, por David Heinemeier Hansson e Jason Fried
  • Fintechs de Crédito – Regulamentação Jurídica Comentada, por Daniel H. C. Alvarenga

Todas essas leituras me ajudaram muito a aprofundar em conhecimentos relacionados às fintechs de meios de pagamento, além de apoiar na organização remota de equipe nesse ‘novo normal’, melhorando a eficiência e trabalho remoto. Esse período foi muito importante para evoluir profissionalmente e entregar o melhor”, explica o executivo.

Tatiana Rodrigues, CMO da Ahgora Sistemas

  • 108 contos e parábolas orientais, por Monja Coen
  • Uma breve história da humanidade, Sapiens, por Yuval Noah Harari
  • Autobiografia de um Iogue, por Paramahansa Yogananda

“Meus livros favoritos para relaxar são os que posso ler pedaços, sem pressa. Então fico com uma frase, um trecho, um conto ou reflexão para digerir sem pressa ao longo do dia ou por dias”, comenta Rodrigues.

Rodrigo Schiavini, CEO e diretor de negócios da SmartHint

  • O Poder do Agora – Um guia para a iluminação espiritual, por Eckhart Tolle

“O livro aponta que passamos a maior parte de nossas vidas pensando no passado e fazendo planos para o futuro. Ignoramos ou negamos o presente e adiamos nossas conquistas para algum dia distante, quando conseguiremos tudo o que desejamos e seremos felizes. Mas, se queremos realmente mudar nossas vidas, precisamos começar neste momento. Viver no agora é o melhor caminho para a felicidade e iluminação. Combinando conceitos do cristianismo, do budismo, do hinduísmo, do taoísmo e de outras tradições espirituais, o autor elaborou um guia para a descoberta do nosso potencial interior”, avalia o executivo.

Maurício Villar, COO e co-fundador da Tembici

  • Sapiens – Uma breve história da humanidade, por Yuval Harari

“Uma leitura muito leve, justamente porque nos faz refletir muito sobre os seres humanos, da onde viemos e porque agimos de alguma forma em certas situações. Mas neste momento de tanta reflexão e mudança de hábitos por conta da pandemia, considero uma leitura muito rica para a vivência em sociedade”, avalia o executivo.

  • “Trillion Dollar Coach: The Leadership Playbook of Silicon Valley’s, por Eric Schmidt, Jonathan Rosenberg e Alan Eagl

“Foi escrito com base em entrevistas com 80 pessoas que foram impactadas por Bill Campbell, coach de vários profissionais do Google e Apple”, explica Villar.

Celso Fortes CEO da rede Açougue Vegano

  •  Essencialismo, por Greg McKeown

“Me ajudou a ficar mais atento a pesos e medidas nas tarefas e decisões do dia a dia. Muitas vezes, colocamos na frente algo que está nos incomodando ou até está mais fácil de resolver, mas a prioridade deve ser outra. O que é  importante, vital e até mais lucrativo em todos os sentidos, deve se tornar a verdadeira prioridade”.

Regina Jordão, CEO da rede de depilação Pello Menos

  •  A essência do líder, por Warren Bennis.

“O autor, que foi um grande consultor, inclusive de vários presidentes dos Estados Unidos, tem uma escrita muito enriquecedora, pois ajuda empresários a entenderem a essência da liderança e auxilia no desenvolvimento dela”.

Vinicius Almeida fundador da Evolute Online

  •  O sucesso não ocorre por acaso, por Dr Lair Ribeiro

“Quando li esse livro pela primeira vez, estava passando um momento muito difícil, sem dinheiro nenhum para investir, com contas atrasadas e sem muitas perspectivas de futuro. Mas encontrei naquelas páginas, a inspiração que precisava para recomeçar minha trajetória empreendedora.

Naquele momento, o livro foi tão impactante que fiz a promessa que no dia que eu alcançasse meus objetivos, escreveria um livro que pudesse impactar positivamente as pessoas e ajudá-las a encontrar a prosperidade.

Em 2016, após meu sócio, Alexandre Loudrade e eu alcançarmos a meta de cem unidades da Evolute pelo Brasil, escrevi o livro Sinônimo de Sucesso e pude cumprir a antiga promessa.”

Ana Carolina Medeiros, co-founder da agência digital Hayah

  • A marca da vitória, por Phil Knight

“Para mim é a maior história de branding da história. Com um investimento de U$S 50 o Phil abriu uma empresa de tênis e conseguiu transformar itens de baixa qualidade no que a marca é hoje. Ele era muito visionário e ousado, ele tinha um poder de transformação no mundo, especialmente no esporte que é fantástico. Sem contar que era desruptivo, enxergou oportunidades em lugares que ninguém imaginava. Leitura que não pode faltar.”

Donato Ramos, diretor do Grupo Uni.co – detentor das marcas: Puket, Imaginarium, Casa MinD e Love Brands

  • A Loja de Tudo, por Brad Stone

O livro é fascinante e apresenta um pouco da história da Amazon – desde a obsessão no cliente até a visão de longo prazo, que culminaram na cultura e nas decisões da empresa. Esses princípios são fundamentais para a empresa ser o que ela é hoje. E são os nossos também.”

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?