fbpx

FNP se posiciona contra o cancelamento do Censo 2021

censo
Foto: Lícia Rubinstein/Agência IBGE de Notícias

Sem orçamento, governo federal diz que o Censo 2021 não irá acontecer

O Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que seria realizado neste ano, está suspenso. De acordo com o secretário Especial da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, o país não terá orçamento para que a pesquisa ocorra.

“Não há previsão orçamentária para o Censo, portanto ele não se realizará em 2021. As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo desse ano, em particular em decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária”, afirmou o secretário.

O IBGE chegou a abrir as inscrições para o concurso para mais de 200 mil vagas para agentes censitários e recenseadores. Contudo, já no início do mês, as provas foram suspensas.

O Censo acontece a cada dez anos, os recursos necessários para a realização da pesquisa estavam na ordem de R$ 2 bilhões. Os parlamentares já haviam reduzido o valor de acordo Rodrigues novas decisões poderão acontecer.

Os dados gerados pelo Censo são utilizados para os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e para uma série de outras transferências da União para estados e municípios e isso gerou o repúdio da Frente Nacional de Prefeitos, que fez o alerta pelas redes sociais: “A não realização do Censo pelo @ibgecomunica  custará muito caro ao país. É uma tragédia. Sem informações fidedignas e atualizadas, a efetividade das políticas públicas ficará comprometida.”

Ainda de acordo com a entidade, “Para realizar pesquisas para fundamentar decisões, prefeitos e governadores precisarão construir alternativas que, certamente, irão onerar os já combalidos cofres dos entes subnacionais.”

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento para instalação da CPI da Covid, postou em uma rede social: “O Censo é ESSENCIAL p/ levantamento de dados acerca da Educação, da economia e da SAÚDE! Em plena pandemia, o Governo quer deixar o país à mercê de suas suas ações sem fundamento algum. O CENSO É FUNDAMENTAL! É inacreditável tamanha irresponsabilidade!”

*Com informações da Agência Brasil

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?