Dia Nacional do Livro: a leitura está alta no Brasil

livro

Dizem por aí que o brasileiro não tem o hábito da leitura, felizmente, os números vão colocando por terra essa crença. De acordo com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), no ano passado, as editoras produziram mais e faturaram mais do que nos anos anteriores. Foram 434 milhões de livros vendidos e com o contexto da pandemia, a leitura vem crescendo ainda mais no país.

A CBL e o Sindicato Nacional dos Editores (SNEL) também coordenaram recentemente uma pesquisa que apontou que o faturamento do setor editorial com conteúdo digital, incluindo e-books e audiolivros, cresceu 140% em três anos.

E-Books gratuitos

Para os leitores que preferem os obras digitais, uma opção é o Skeelo, o app de e-books está disponibilizando gratuitamente mais de 55 títulos. Entre eles, clássicos da literatura nacional como  como “Memórias Póstumas”, “Dom Casmurro” e “O Alienista”, além de obras infantis de Monteiro Lobato. O livro “Clássicos do Mundo Corporativo”, do autor Max Gehringer, também está entre as opções gratuitas, para quem busca leitura voltada para carreiras e gestão empresarial.

O aplicativo está disponível para as plataformas Android e iOS, nas lojas Google Play e App Store. Para conferir o catálogo das obras disponíveis e mais informações acesse www.skeelo.app.

Leitura para quem quer empreender

Três CEOs de Startups nacionais indicaram obras para inspirar os empreendedores a seguir trilhando em suas jornadas.

Isaac Paes – CEO do OiMenu 

Gerenciamento Quântico: Charlotte Shelton

Um nova ótica sobre a gestão, que mistura o lado quântico da vida nos negócios e nos faz dar mais valor sobre nossa intuição e emoções.

Bernardo Schucman – CEO da FastBlock

As 48 leis do poder: Robert Greene

O que fazer para ser promovido? Como neutralizar quem vive tentando ‘puxar o seu tapete’? Em ‘As 48 leis do poder’, Robert Greene oferece o “caminho das pedras” e cita casos de sucesso e de fracasso revelados à luz de suas regras. Para ilustrar o que diz, Greene recorre a fábulas e a episódios reais da História, usando e abusando de citações. O leitor se embrenha pela cartilha através de estrategistas como Clausewitz e Sun-Tsu, estadistas como Bismarck, sedutores como Casanova, filósofos como Nietzsche, escritores como Balzac e, claro, diplomatas como Maquiavel

Felipe Barranco – CEO da Flix

Becoming The Best: Harry M Jansen

O que significa na prática ser um líder baseado em valores? Em “Becoming The Best”, o autor explora a rotina de liderança baseada em confrontos com situações reais, mostrando como o profissional pode desenvolver a si e a sua equipe da melhor maneira possível. Para Felipe Barranco, CEO e co-fundador da Flix, seguradora digital com foco em seguros e assistências residenciais, o livro tem como objetivo incentivar líderes de diferentes segmentos e é uma boa fonte para autoreflexão, equilíbrio e conhecimento para a construção de um time muito mais alinhado e com valores que fazem a diferença.

livro

Novos autores

O sonho de publicar um livro ficou mais próximo. Atualmente, o Clube de Autores, plataforma  de print-on-demand a oferecer venda direta e distribuição, já representa 27% de todos os livros publicados no Brasil.

Com a plataforma, o autor consegue publicar o livro e ainda colocá-lo a venda em grandes livrarias, isso tudo sem precisar pagar nada. A empresa também registra um crescimento, mostrando que a leitura está em alta no país. Neste ano, o aumento foi de 40% de livros vendidos em comparação ao ano de 2019 e um crescimento de 30% em novos autores.

“Eu escrevo desde adolescente e, pra mim, não fazia sentido algum viver em uma era hiperconectada e tecnológica sem a possibilidade de publicar um livro gratuitamente, sem a necessidade de imprimir tiragens gigantescas, que poderiam acabar mofando na minha própria prateleira ao invés de chegar ao leitor”, explica Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores.

O site funciona de forma simples e intuitiva e o escritor não precisa ter experiência no mercado editorial. Todo o processo é feito rapidamente e é o próprio autor quem define cada característica do seu livro, determina quanto quer ganhar de direitos autorais e decide se quer ou não distribuir sua obra, física e digital, pelos maiores e-commerce do mundo. É possível ainda acompanhar suas vendas com total transparência. 

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?